Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68577
Tipo: Artigo de Evento
Título: Histórias escritas produzidas por uma criança autista com o uso de estratégias metatextuais
Autor(es): Emely Kally Santos Silva Oliveira
Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever o desempenho de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em produções escritas no contexto de um programa metatextual voltado à produção oral e escrita de histórias. Este programa denominado PRONARRAR possui como procedimento geral a solicitação de uma sequência de quatro gravuras temáticas e posterior descrição oral de cada uma delas (cenário, tema, enredo e resolução), de modo que seja formada uma história. De modo específico, este estudo pretendeu analisar aspectos de evolução nessas produções. Participou do estudo uma criança do gênero masculino com nove anos de idade e diagnóstico de TEA e que frequenta uma instituição especializada no atendimento de crianças com autismo, localizada no interior do Estado de São Paulo. Inicialmente foram selecionadas as histórias a serem utilizadas, por meio de critérios específicos. Em seguida, procedeu-se às etapas para elaboração das narrativas orais e escritas com o apoio da ilustração correspondente. O registro de dados foi realizado por meio de filmagens de sessões e produção escrita digitalizada. A análise de dados foi realizada a partir da classificação das histórias produzidas pelo participante com base nos protocolos utilizados no programa. Os resultados mostraram que as estratégias do programa favoreceram a produção textual das histórias escritas pelo participante e indicou um foco de análise para aspectos linguísticos contextuais. Espera-se contribuir com intervenções que colaborem com a compreensão leitora e o processo de escolarização de crianças com TEA.
Assunto: Educação especial
Transtornos do espectro autista
Linguagem infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68577
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/historias-escritas-produzidas-por-uma-crianca-autista-com-o-uso-de-estrategias-m?lang=pt-br
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso brasileiro de educação especial
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Histórias escritas produzidas por uma criança autista com o uso de estratégias metatextuais.pdf271.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.