Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEmely Kally Santos Silva Oliveirapt_BR
dc.creatorJáima Pinheiro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-23T22:17:37Z-
dc.date.available2024-05-23T22:17:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68577-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo descrever o desempenho de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em produções escritas no contexto de um programa metatextual voltado à produção oral e escrita de histórias. Este programa denominado PRONARRAR possui como procedimento geral a solicitação de uma sequência de quatro gravuras temáticas e posterior descrição oral de cada uma delas (cenário, tema, enredo e resolução), de modo que seja formada uma história. De modo específico, este estudo pretendeu analisar aspectos de evolução nessas produções. Participou do estudo uma criança do gênero masculino com nove anos de idade e diagnóstico de TEA e que frequenta uma instituição especializada no atendimento de crianças com autismo, localizada no interior do Estado de São Paulo. Inicialmente foram selecionadas as histórias a serem utilizadas, por meio de critérios específicos. Em seguida, procedeu-se às etapas para elaboração das narrativas orais e escritas com o apoio da ilustração correspondente. O registro de dados foi realizado por meio de filmagens de sessões e produção escrita digitalizada. A análise de dados foi realizada a partir da classificação das histórias produzidas pelo participante com base nos protocolos utilizados no programa. Os resultados mostraram que as estratégias do programa favoreceram a produção textual das histórias escritas pelo participante e indicou um foco de análise para aspectos linguísticos contextuais. Espera-se contribuir com intervenções que colaborem com a compreensão leitora e o processo de escolarização de crianças com TEA.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso brasileiro de educação especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectLinguagem infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherLinguagem infantilpt_BR
dc.titleHistórias escritas produzidas por uma criança autista com o uso de estratégias metatextuaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/historias-escritas-produzidas-por-uma-crianca-autista-com-o-uso-de-estrategias-m?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4993-6411pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0156-3804pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.