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http://hdl.handle.net/1843/68584
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Panorama da formação em psicologia para transtorno do espectro do autismo em Minas Gerais |
Título(s) alternativo(s): | Overview of psychology training for autism spectrum disorde in Minas Gerais Panorama de la formación en psicología para transtorno del espectro del autismo en Minas Gerais |
Autor(es): | Jardel Sander da Silva Cassia Beatriz Batista Maria Luísa Magalhães Nogueira Jade Chartone Eustáquio Nicole Oliveira Carvalho |
Resumo: | Segundo os dados do relatório norteamericano (CDC, 2013) a prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo/TEA é de 1 para 68, tratando-se, portanto, de questão emergente em saúde pública. O presente texto teve como objetivo desenvolver um panorama atual da formação de psicólogos quanto ao TEA. Para isso, analisamos os currículos de cursos de psicologia do estado de Minas Gerais/Brasil. Os documentos examinados foram coletados via e-mail, sites institucionais e redes sociais em 2016. As disciplinas analisadas foram agrupadas em cinco grandes áreas da psicologia: educação e educação inclusiva, desenvolvimento humano, avaliação psicológica, psicopatologia e análise comportamental. De um total de 44 instituições que disponibilizaram suas matrizes curriculares para a pesquisa, foram apontadas 530 disciplinas com potencial para abordagem da temática. Como conclusão, o estudo oferece elementos que ratificam a fragilidade presente na formação em psicologia em relação ao autismo, assunto de demanda crescente na conjuntura social e de saúde brasileira. |
Abstract: | About 1 in 59 children has been identified with autism spectrum disorder (ASD) according to estimates from CDC's report in 2018 (BAIO et al., 2018), which suggest that it is an issue in public health. The present paper aimed the presentantion of a current panorama on psychologists’ formal education regarding the ASD. Thus, we analyze the curricula of psychology courses in the state of Minas Gerais/Brazil. The documents examined were collected via e-mail, institutional websites, and social networks in 2016. We grouped the disciplines into the 5 major areas of psychology: inclusive education and education, human development, psychological assessment, psychopathology, and behavioral analysis. In a group of 44 institutions that made their curricular matrices available, there were 530 disciplines with potential to approach the subject. This study offers elements that confirm a fragility on formal education in psychology to approach a problem that faces an increasing demand in the social and health contexts. |
Assunto: | Transtorno do Espectro do Autismo Educação Currículos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5902/1984686X40092 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68584 |
Data do documento: | 9-Mar-2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/40092 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Educação Especial |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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