Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68584
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Panorama da formação em psicologia para transtorno do espectro do autismo em Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Overview of psychology training for autism spectrum disorde in Minas Gerais
Panorama de la formación en psicología para transtorno del espectro del autismo en Minas Gerais
Autor(es): Jardel Sander da Silva
Cassia Beatriz Batista
Maria Luísa Magalhães Nogueira
Jade Chartone Eustáquio
Nicole Oliveira Carvalho
Resumo: Segundo os dados do relatório norteamericano (CDC, 2013) a prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo/TEA é de 1 para 68, tratando-se, portanto, de questão emergente em saúde pública. O presente texto teve como objetivo desenvolver um panorama atual da formação de psicólogos quanto ao TEA. Para isso, analisamos os currículos de cursos de psicologia do estado de Minas Gerais/Brasil. Os documentos examinados foram coletados via e-mail, sites institucionais e redes sociais em 2016. As disciplinas analisadas foram agrupadas em cinco grandes áreas da psicologia: educação e educação inclusiva, desenvolvimento humano, avaliação psicológica, psicopatologia e análise comportamental. De um total de 44 instituições que disponibilizaram suas matrizes curriculares para a pesquisa, foram apontadas 530 disciplinas com potencial para abordagem da temática. Como conclusão, o estudo oferece elementos que ratificam a fragilidade presente na formação em psicologia em relação ao autismo, assunto de demanda crescente na conjuntura social e de saúde brasileira.
Abstract: About 1 in 59 children has been identified with autism spectrum disorder (ASD) according to estimates from CDC's report in 2018 (BAIO et al., 2018), which suggest that it is an issue in public health. The present paper aimed the presentantion of a current panorama on psychologists’ formal education regarding the ASD. Thus, we analyze the curricula of psychology courses in the state of Minas Gerais/Brazil. The documents examined were collected via e-mail, institutional websites, and social networks in 2016. We grouped the disciplines into the 5 major areas of psychology: inclusive education and education, human development, psychological assessment, psychopathology, and behavioral analysis. In a group of 44 institutions that made their curricular matrices available, there were 530 disciplines with potential to approach the subject. This study offers elements that confirm a fragility on formal education in psychology to approach a problem that faces an increasing demand in the social and health contexts.
Assunto: Transtorno do Espectro do Autismo
Educação
Currículos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X40092
URI: http://hdl.handle.net/1843/68584
Data do documento: 9-Mar-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/40092
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Educação Especial
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Panorama da formação em psicologia para transtorno do espectro do autismo em Minas Gerais.pdf224.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.