Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68584
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dc.creatorJardel Sander da Silvapt_BR
dc.creatorCassia Beatriz Batistapt_BR
dc.creatorMaria Luísa Magalhães Nogueirapt_BR
dc.creatorJade Chartone Eustáquiopt_BR
dc.creatorNicole Oliveira Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-23T22:20:33Z-
dc.date.available2024-05-23T22:20:33Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.citation.volume33pt_BR
dc.citation.spage3pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/1984686X40092pt_BR
dc.identifier.issn1984-686Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68584-
dc.description.abstractAbout 1 in 59 children has been identified with autism spectrum disorder (ASD) according to estimates from CDC's report in 2018 (BAIO et al., 2018), which suggest that it is an issue in public health. The present paper aimed the presentantion of a current panorama on psychologists’ formal education regarding the ASD. Thus, we analyze the curricula of psychology courses in the state of Minas Gerais/Brazil. The documents examined were collected via e-mail, institutional websites, and social networks in 2016. We grouped the disciplines into the 5 major areas of psychology: inclusive education and education, human development, psychological assessment, psychopathology, and behavioral analysis. In a group of 44 institutions that made their curricular matrices available, there were 530 disciplines with potential to approach the subject. This study offers elements that confirm a fragility on formal education in psychology to approach a problem that faces an increasing demand in the social and health contexts.pt_BR
dc.description.resumoSegundo os dados do relatório norteamericano (CDC, 2013) a prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo/TEA é de 1 para 68, tratando-se, portanto, de questão emergente em saúde pública. O presente texto teve como objetivo desenvolver um panorama atual da formação de psicólogos quanto ao TEA. Para isso, analisamos os currículos de cursos de psicologia do estado de Minas Gerais/Brasil. Os documentos examinados foram coletados via e-mail, sites institucionais e redes sociais em 2016. As disciplinas analisadas foram agrupadas em cinco grandes áreas da psicologia: educação e educação inclusiva, desenvolvimento humano, avaliação psicológica, psicopatologia e análise comportamental. De um total de 44 instituições que disponibilizaram suas matrizes curriculares para a pesquisa, foram apontadas 530 disciplinas com potencial para abordagem da temática. Como conclusão, o estudo oferece elementos que ratificam a fragilidade presente na formação em psicologia em relação ao autismo, assunto de demanda crescente na conjuntura social e de saúde brasileira.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subject.otherTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCurrículospt_BR
dc.titlePanorama da formação em psicologia para transtorno do espectro do autismo em Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeOverview of psychology training for autism spectrum disorde in Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativePanorama de la formación en psicología para transtorno del espectro del autismo en Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/40092pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4785-7047pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9024-4671pt_BR
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