Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68601
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGeyse Pattrrizzia Teixeira Sadimpt_BR
dc.creatorDanilo Batista de Souzapt_BR
dc.creatorWania Ribeiro Fernandespt_BR
dc.creatorMaria Almerinda de Souza Matospt_BR
dc.creatorJáima Pinheiro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-24T21:17:00Z-
dc.date.available2024-05-24T21:17:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.identifier.issn2359-2109pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68601-
dc.description.resumoEsta ação de extensão foi desenvolvida no semestre 2017/1 e vincula-se ao Programa de Apoio Educacional Especializado (PAEE/NEPPD), desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E desde o princípio, vem promovendo atendimentos principalmente às comunidades menos favorecidas, escolas públicas e entidades filantrópicas do município de Manaus/AM. Este projeto teve como objetivo subsidiar os profissionais do referido centro com os fundamentos teóricos, metodológicos e legais para o processo de ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, contribuindo para o processo de inclusão com base nas políticas públicas educacionais. Para execução desta ação foram feitas: 1) Observações realizadas pelos discentes da UFAM na estrutura, equipe diretiva e alunos; 2) Entrevista com a Criança/Adolescente; 3) Avaliação Psicomotora; 4) Avaliação sobre Alfabetização (níveis silábicos); 4) Avaliação Pedagógica. Para nos embasar sobre o desenvolvimento motor, utilizamos NETO (2002). Assim como os estudos e pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1986) apresentadas sobre a Psicogênese da Língua Escrita. Essa experiência demonstrou que precisamos pensar o processo de leitura e escrita, tanto dos educandos com dificuldade na aprendizagem, educandos com deficiência ou sem deficiência, a partir de atividades individuais e coletivas na perspectiva de um estudo motivacional adequado.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso brasileiro de educação especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectNíveis de leitura e escritapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLeitura - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherEscrita - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.titleParceria entre NEPPD/UFAM e Centro Social Roger Cunha Rodrigues: uma ação de extensãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/parceria-entre-neppdufam-e-centro-social-roger-cunha-rodrigues-uma-acao-de-exten?lang=pt-brpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9055-9857pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6017-3614pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5040-6293pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6417-9001pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0156-3804pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Parceria entre NEPPD_UFAM e Centro Social Roger Cunha Rodrigues_ uma ação de extensão.pdf117.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.