Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/68601
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Geyse Pattrrizzia Teixeira Sadim | pt_BR |
dc.creator | Danilo Batista de Souza | pt_BR |
dc.creator | Wania Ribeiro Fernandes | pt_BR |
dc.creator | Maria Almerinda de Souza Matos | pt_BR |
dc.creator | Jáima Pinheiro de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T21:17:00Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T21:17:00Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/68601 | - |
dc.description.resumo | Esta ação de extensão foi desenvolvida no semestre 2017/1 e vincula-se ao Programa de Apoio Educacional Especializado (PAEE/NEPPD), desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E desde o princípio, vem promovendo atendimentos principalmente às comunidades menos favorecidas, escolas públicas e entidades filantrópicas do município de Manaus/AM. Este projeto teve como objetivo subsidiar os profissionais do referido centro com os fundamentos teóricos, metodológicos e legais para o processo de ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, contribuindo para o processo de inclusão com base nas políticas públicas educacionais. Para execução desta ação foram feitas: 1) Observações realizadas pelos discentes da UFAM na estrutura, equipe diretiva e alunos; 2) Entrevista com a Criança/Adolescente; 3) Avaliação Psicomotora; 4) Avaliação sobre Alfabetização (níveis silábicos); 4) Avaliação Pedagógica. Para nos embasar sobre o desenvolvimento motor, utilizamos NETO (2002). Assim como os estudos e pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1986) apresentadas sobre a Psicogênese da Língua Escrita. Essa experiência demonstrou que precisamos pensar o processo de leitura e escrita, tanto dos educandos com dificuldade na aprendizagem, educandos com deficiência ou sem deficiência, a partir de atividades individuais e coletivas na perspectiva de um estudo motivacional adequado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso brasileiro de educação especial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Níveis de leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita - Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Extensão universitária | pt_BR |
dc.title | Parceria entre NEPPD/UFAM e Centro Social Roger Cunha Rodrigues: uma ação de extensão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/trabalhos/parceria-entre-neppdufam-e-centro-social-roger-cunha-rodrigues-uma-acao-de-exten?lang=pt-br | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9055-9857 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6017-3614 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5040-6293 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6417-9001 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0156-3804 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Parceria entre NEPPD_UFAM e Centro Social Roger Cunha Rodrigues_ uma ação de extensão.pdf | 117.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.