Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68794
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Corpos pós-humanos e com deficiência em ambientes digitais: abordagens transversais a partir da hashtag #somostodosparalímpicos
Título(s) alternativo(s): Post-human bodies and bodies with disabilities in digital environments: transversal approaches from the hashtag #somostodosparalímpicos
Autor(es): Sônia Caldas Pessoa
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Verônica Soares da Costa
Resumo: A partir da campanha #somostodosparalímpicos, da revista Vogue Brasil, discutimos dinâmicas sociopolíticas do corpo e representações do corpo com deficiência no senso comum e nas redes sociais digitais. A metodologia partiu de uma abordagem de inspiração etnográfica para análise qualitativa, com o objetivo de compreender as relações sociopolíticas da representação de corpos e a representação de pessoas com deficiência a partir de mensagens articuladas pela hashtag da campanha. Foram analisadas as articulações entre a visibilidade da deficiência e o relacionamento simbiótico entre homem e máquina nas mídias sociais no contexto dos Jogos Paralímpicos. Se, por um lado, a campanha garantiu o aumento da venda de ingressos para a Paralimpíada, por outro, minimizou a representatividade de pessoas com deficiência tendo em vista a substituição dos paratletas por atores e a hibridização com corpos supostamente belos.
Abstract: The campaign #somostodosparalímpicos, created by Vogue Brasil magazine, was the starting point of this analyses of the sociopolitical dynamics of the body and representations of the body with disabilities in common sense and in digital social networks. The methodology was based on an ethnographic inspiration approach for qualitative analysis, aiming to understand the sociopolitical relations of the representation of bodies and the representation of people with disabilities in the messages articulated by the hashtag of the campaign. The articulations between the visibility of the defi ciency and the symbiotic relationship between man and machine in social media in the context of the Paralympic Games were analyzed. If, on the one hand, the campaign guaranteed an increase in the sale of tickets for the Paralympics, on the other hand, it minimized the representation of people with disabilities by replacing the parathletes by actors and by hybridizing their bodies with others supposedly more beautiful.
Assunto: Deficiência
Paratletas
Corpo humano
Ciborgues
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.30962/ec.1906
URI: http://hdl.handle.net/1843/68794
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1906
metadata.dc.relation.ispartof: E-Compós
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