Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68799
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Construção Subjetiva do Atingido pela Mineração: Cartografia Psicoterráticas e Luto Ecológico em Lavra
Título(s) alternativo(s): The Subjective Construction of the Affected by Mining: Psychoterratic Cartography and Ecological Grief in Lavra
Autor(es): Caio Dayrell Santos
Luiza Quental
Marco Aurélio Máximo Prado
Resumo: Lavra é um documentário híbrido que tanto mapea os diferentes danos da atividade minerária em Minas Gerais quanto narra o processo de luto de uma personagem fictícia frente a morte de um Rio. Instigado pela ruptura da Barragem do Fundão em Novembro de 2015, o longa-metragem executa uma cartografia psicoterrática da catástrofe, descrevendo as transformações no território ocupado pelo extrativismo tanto a partir dos impactos ambientais e dos mudanças no próprio relevo da região, mas também a partir dos desejos e das subjetividades das pessoas que ali habitam. Nesse processo de elaborar o sofrimento, Lavra performa um luto ecológico em que a própria categoria de atingido se vê constantemente revisada e ampliada para abarcar a própria narradora que se vê engajada com as comunidades e paisagens que visita.
Abstract: Ironland is a hybrid documentary that both maps the different damages of mining activity in Minas Gerais and narrates the grieving process of a fictional character facing the death of a river. Inspired by the rupture of the Fundão Dam in November 2015, the feature film performs a psychoterratic cartography of the catastrophe, describing the transformations in the territory occupied by extractivism both from the environmental impacts and changes in the region's own relief, but also from the of the desires and subjectivities of the people who live there. Seeking to weave a conceptual framework between critical ecology and psychoanalysis to better describe how environmental disasters affect us subjectively, this article analyzes how Ironland elaborates suffering in its narrative, performing an ecological mourning in which the category of affected is constantly revised and expanded to include the narrator, who finds herself engaged with the communities and landscapes she visits.
Assunto: Documentário (Cinema)
Cartografia
Ecologia
Barragens e açudes
Mineração - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27905
URI: http://hdl.handle.net/1843/68799
Data do documento: 31-Out-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27905
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Eco-Pós
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