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Tipo: Dissertação
Título: Sistema socioeducativo de meio fechado e a profissionalização : um olhar sobre o curso de vida dos adolescentes em conflito com a lei
Autor(es): Isadora Costa Saraiva
primer Tutor: Andréa Maria Silveira
primer miembro del tribunal : Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro
Segundo miembro del tribunal: Valéria Cristina de Oliveira
Resumen: As medidas socioeducativas visam a reeducação e reinserção social dos adolescentes em conflito com a lei, para tanto, precisam oferecer atividades e cursos profissionalizantes suficientes e capazes de estimular o desenvolvimento criativo e habilidades destes adolescentes. A literatura do curso de vida aponta que os eventos, transições e trajetórias são particulares e impactam diferentemente a vida de cada sujeito, sendo que a depender de diversos fatores vivenciados, o indivíduo vai demonstrar uma maior ou menor aderência às atividades executadas durante o cumprimento de uma medida socioeducativa. Desse modo, a partir deste estudo pretendeu-se qual a percepção dos socioeducandos sobre o eixo profissionalização contemplado nas MSE’s de meio fechado, em Belo Horizonte (MG). Para realizar este objetivo, foi realizada revisão integrativa na bases de dados SciELO e Periódicos CAPES sobre a relação entre juventude e mercado de trabalho, bem como pela pesquisa de campo qualitativa baseada na realização de 15 entrevistas semiestruturadas, sendo 03 participantes egressos do sistema socioeducativo e vinculadas ao programa Se Liga e 12 participantes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado a fim de conhecer quais são as suas percepções acerca do cumprimento da medida, sobretudo, do eixo profissionalização. A partir do estudo, constatou-se que as medidas socioeducativas não estão sendo efetivas, não estão reeducando os adolescentes em conflito com a lei com habilidades necessárias para a entrada no mercado de trabalho e nem estimulando a criação de projetos concretos de vida. Conclui-se, então, que há uma dissonância entre a previsão legal e as práticas institucionais, eis que, há uma profissionalização cerimonial.
Abstract: Socio-educational measures aim at the re-education and social reintegration of adolescents in conflict with the law, to this end, they need to offer sufficient activities and professional courses capable of stimulating the creative development and skills of these adolescents. The life course literature points out that events, transitions and trajectories are particular and impact each subject's life differently, and depending on different factors experienced, the individual will demonstrate greater or lesser adherence to the activities carried out during the fulfillment of a socio-educational measure. Thus, this study aimed to determine the perception of socio-educational students regarding the professionalization axis contemplated in closed MSEs, in Belo Horizonte (MG). To achieve this objective, an integrative review was carried out in the SciELO and CAPES Periodicals databases on the relationship between youth and the job market, as well as qualitative field research based on carrying out 15 semi-structured interviews, with 03 participants coming from the socio-educational system and linked to the Se Liga program and 12 participants who are complying with socio-educational measures in a closed environment in order to find out what their perceptions are regarding compliance with the measure, especially the professionalization axis. From the study, it was found that socio-educational measures are not being effective, they are not re-educating teenagers in conflict with the law with the skills necessary to enter the job market nor are they encouraging the creation of concrete life projects. It is concluded, then, that there is a dissonance between the legal provision and institutional practices, as there is a ceremonial professionalization.
Asunto: Sociologia - Teses
Adolescentes - Teses
Delinquentes juvenis - Reabilitação - Teses
Assistência a menores - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68806
Fecha del documento: 5-feb-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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