Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréa Maria Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0068257372852384pt_BR
dc.contributor.referee1Ludmila Mendonça Lopes Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Valéria Cristina de Oliveirapt_BR
dc.creatorIsadora Costa Saraivapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040415667334118pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-04T19:15:47Z-
dc.date.available2024-06-04T19:15:47Z-
dc.date.issued2024-02-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68806-
dc.description.abstractSocio-educational measures aim at the re-education and social reintegration of adolescents in conflict with the law, to this end, they need to offer sufficient activities and professional courses capable of stimulating the creative development and skills of these adolescents. The life course literature points out that events, transitions and trajectories are particular and impact each subject's life differently, and depending on different factors experienced, the individual will demonstrate greater or lesser adherence to the activities carried out during the fulfillment of a socio-educational measure. Thus, this study aimed to determine the perception of socio-educational students regarding the professionalization axis contemplated in closed MSEs, in Belo Horizonte (MG). To achieve this objective, an integrative review was carried out in the SciELO and CAPES Periodicals databases on the relationship between youth and the job market, as well as qualitative field research based on carrying out 15 semi-structured interviews, with 03 participants coming from the socio-educational system and linked to the Se Liga program and 12 participants who are complying with socio-educational measures in a closed environment in order to find out what their perceptions are regarding compliance with the measure, especially the professionalization axis. From the study, it was found that socio-educational measures are not being effective, they are not re-educating teenagers in conflict with the law with the skills necessary to enter the job market nor are they encouraging the creation of concrete life projects. It is concluded, then, that there is a dissonance between the legal provision and institutional practices, as there is a ceremonial professionalization.pt_BR
dc.description.resumoAs medidas socioeducativas visam a reeducação e reinserção social dos adolescentes em conflito com a lei, para tanto, precisam oferecer atividades e cursos profissionalizantes suficientes e capazes de estimular o desenvolvimento criativo e habilidades destes adolescentes. A literatura do curso de vida aponta que os eventos, transições e trajetórias são particulares e impactam diferentemente a vida de cada sujeito, sendo que a depender de diversos fatores vivenciados, o indivíduo vai demonstrar uma maior ou menor aderência às atividades executadas durante o cumprimento de uma medida socioeducativa. Desse modo, a partir deste estudo pretendeu-se qual a percepção dos socioeducandos sobre o eixo profissionalização contemplado nas MSE’s de meio fechado, em Belo Horizonte (MG). Para realizar este objetivo, foi realizada revisão integrativa na bases de dados SciELO e Periódicos CAPES sobre a relação entre juventude e mercado de trabalho, bem como pela pesquisa de campo qualitativa baseada na realização de 15 entrevistas semiestruturadas, sendo 03 participantes egressos do sistema socioeducativo e vinculadas ao programa Se Liga e 12 participantes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas de meio fechado a fim de conhecer quais são as suas percepções acerca do cumprimento da medida, sobretudo, do eixo profissionalização. A partir do estudo, constatou-se que as medidas socioeducativas não estão sendo efetivas, não estão reeducando os adolescentes em conflito com a lei com habilidades necessárias para a entrada no mercado de trabalho e nem estimulando a criação de projetos concretos de vida. Conclui-se, então, que há uma dissonância entre a previsão legal e as práticas institucionais, eis que, há uma profissionalização cerimonial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativas de meio fechadopt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectTurning pointpt_BR
dc.subject.otherSociologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherAdolescentes - Tesespt_BR
dc.subject.otherDelinquentes juvenis - Reabilitação - Tesespt_BR
dc.subject.otherAssistência a menores - Tesespt_BR
dc.titleSistema socioeducativo de meio fechado e a profissionalização : um olhar sobre o curso de vida dos adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de mestrado em Sociologia da UFMG - Isadora Costa Saraiva.pdf11.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.