Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/68961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Shirlei Maria Freitas de Mellopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4332493118295361pt_BR
dc.contributor.referee1Marcia Cristina de Brito Rumeupt_BR
dc.contributor.referee2Maurício Sartori Resendept_BR
dc.creatorBruno Sampaio Garridopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353110289211204pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-06T19:16:45Z-
dc.date.available2024-06-06T19:16:45Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/68961-
dc.description.abstractThis research aims to investigate how textbooks address ambiguity in both theoretical lessons and exercises, analyzing its incidence, the theoretical approach used, the proposed exercises and the adequacy of these contents to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The methodology adopted is of a quantitative and qualitative nature, and consists, in principle, of a bibliographical survey supported by the BNCC itself (BRASIL, 2018), by grammars of normative and descriptive orientation, by texts in semantics, French discourse analysis and discursive semiotics. The corpus of analysis includes ten textbooks for the ninth year of elementary school from ten different collections, published in 2022 and designed under the guidelines of the current curriculum base. Subsequently, the corpus is examined, identified, and classified according to categories established based on the theoretical foundation to verify the incidence of these contents throughout the analyzed works. Next, qualitative analyzes verify how these contents are covered in textbooks and whether they are linked to BNCC skills. The results indicate that the theme of ambiguity has a reduced and irregularly distributed space in the analyzed corpus, treated mainly as a problem of linguistic use and/or construction to be corrected (A1) or as an expressive resource present in different textual genres and aimed at produce meanings (A2). Lessons in which ambiguity is worked on more specifically and in detail are isolated cases within the corpus. Therefore, the analyzes show that, in the books studied, ambiguity is a subsidiary theme and generally associated with the study of the text – considered as a central unit of Portuguese language lessons.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivos investigar como os livros didáticos abordam a ambiguidade tanto nas lições teóricas quanto nos exercícios, analisando a sua incidência, a abordagem teórica utilizada, os exercícios propostos e a adequação desses conteúdos às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia adotada é de cunho quantitativo e qualitativo, e consiste, a princípio, em um levantamento bibliográfico amparado pela própria BNCC (BRASIL, 2018), por gramáticas de orientação normativa e descritiva, por textos da área de semântica, da análise do discurso francesa e da semiótica discursiva. O corpus de análise contempla dez livros didáticos do nono ano do ensino fundamental oriundos de dez coleções distintas, publicados em 2022 e concebidos sob as diretrizes da base curricular vigente. Em sequência, o corpus é examinado, identificado e classificado conforme categorias estabelecidas com base na fundamentação teórica para verificar a incidência desses conteúdos ao longo das obras analisadas. A seguir, análises de cunho qualitativo verificam como esses conteúdos são abordados nos livros didáticos e se estão articulados com as habilidades da BNCC. Os resultados apontam que o tema da ambiguidade tem espaço reduzido e irregularmente distribuído no corpus analisado, tratado mormente como um problema de uso e/ou de construção linguísticos a ser corrigido (A1) ou como um recurso expressivo presente em gêneros textuais diversos e voltado a produzir sentidos (A2). Lições em que a ambiguidade é trabalhada mais específica e detalhadamente são casos isolados dentro do corpus. Logo, as análises mostram que, nos livros estudados, a ambiguidade é um tema subsidiário e geralmente associado ao estudo do texto – considerado como unidade central das lições de língua portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectambiguidadept_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectlíngua portuguesapt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO tratamento da ambiguidade em livros didáticos de ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTREATMENT OF AMBIGUITY IN TEXTBOOKS OF ELEMENTARY SCHOOLpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0864-2345pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TRATAMENTO DA AMBIGUIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (capa revisada).pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons