Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68961
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O tratamento da ambiguidade em livros didáticos de ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): TREATMENT OF AMBIGUITY IN TEXTBOOKS OF ELEMENTARY SCHOOL
Autor(es): Bruno Sampaio Garrido
Primeiro Orientador: Shirlei Maria Freitas de Mello
Primeiro membro da banca : Marcia Cristina de Brito Rumeu
Segundo membro da banca: Maurício Sartori Resende
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivos investigar como os livros didáticos abordam a ambiguidade tanto nas lições teóricas quanto nos exercícios, analisando a sua incidência, a abordagem teórica utilizada, os exercícios propostos e a adequação desses conteúdos às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia adotada é de cunho quantitativo e qualitativo, e consiste, a princípio, em um levantamento bibliográfico amparado pela própria BNCC (BRASIL, 2018), por gramáticas de orientação normativa e descritiva, por textos da área de semântica, da análise do discurso francesa e da semiótica discursiva. O corpus de análise contempla dez livros didáticos do nono ano do ensino fundamental oriundos de dez coleções distintas, publicados em 2022 e concebidos sob as diretrizes da base curricular vigente. Em sequência, o corpus é examinado, identificado e classificado conforme categorias estabelecidas com base na fundamentação teórica para verificar a incidência desses conteúdos ao longo das obras analisadas. A seguir, análises de cunho qualitativo verificam como esses conteúdos são abordados nos livros didáticos e se estão articulados com as habilidades da BNCC. Os resultados apontam que o tema da ambiguidade tem espaço reduzido e irregularmente distribuído no corpus analisado, tratado mormente como um problema de uso e/ou de construção linguísticos a ser corrigido (A1) ou como um recurso expressivo presente em gêneros textuais diversos e voltado a produzir sentidos (A2). Lições em que a ambiguidade é trabalhada mais específica e detalhadamente são casos isolados dentro do corpus. Logo, as análises mostram que, nos livros estudados, a ambiguidade é um tema subsidiário e geralmente associado ao estudo do texto – considerado como unidade central das lições de língua portuguesa.
Abstract: This research aims to investigate how textbooks address ambiguity in both theoretical lessons and exercises, analyzing its incidence, the theoretical approach used, the proposed exercises and the adequacy of these contents to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The methodology adopted is of a quantitative and qualitative nature, and consists, in principle, of a bibliographical survey supported by the BNCC itself (BRASIL, 2018), by grammars of normative and descriptive orientation, by texts in semantics, French discourse analysis and discursive semiotics. The corpus of analysis includes ten textbooks for the ninth year of elementary school from ten different collections, published in 2022 and designed under the guidelines of the current curriculum base. Subsequently, the corpus is examined, identified, and classified according to categories established based on the theoretical foundation to verify the incidence of these contents throughout the analyzed works. Next, qualitative analyzes verify how these contents are covered in textbooks and whether they are linked to BNCC skills. The results indicate that the theme of ambiguity has a reduced and irregularly distributed space in the analyzed corpus, treated mainly as a problem of linguistic use and/or construction to be corrected (A1) or as an expressive resource present in different textual genres and aimed at produce meanings (A2). Lessons in which ambiguity is worked on more specifically and in detail are isolated cases within the corpus. Therefore, the analyzes show that, in the books studied, ambiguity is a subsidiary theme and generally associated with the study of the text – considered as a central unit of Portuguese language lessons.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/68961
Data do documento: 7-Mai-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

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