Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/68991
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mundo Corporativo no rádio: gênero e cultura da confiança
Título(s) alternativo(s): Mundo Corporativo on the radio:gender and culture of confidence
Autor(es): Sônia Caldas Pessoa
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Ângela Cristina Salgueiro Marques
Resumen: Este artigo parte da abordagem de rádio expandido de Zimmermann (2006) e Kischinhevsky (2016) para discutir gênero e cultura da confiança em um programa de rádio veiculado no dial e em plataformas digitais. Nosso corpus é composto por edições do Mundo Corporativo, veiculado na Rádio CBN, e que completa duas décadas de transmissão em 2022. Observamos e destacamos alguns objetos discursivos de entrevistas realizadas pelo jornalista Milton Jung com mulheres que ocupam cargos importantes no mercado de trabalho. As entrevistadas oscilavam entre a valorização da agência feminina na criação de práticas de liberdade e autonomia, a partir de seus contextos específicos, e a reiteração da individualização de uma carreira bem-sucedida por meio de “técnicas de si” que reproduzem os imperativos da cultura da confiança.
Abstract: This article builds on the expanded radio approach by Zimmermann (2006) and Kischinhevsky (2016) to discuss gender and the confidence culture in a radio program broadcast on dial and digital platforms. Our corpus consists of editions of Mundo Corporativo, aired on Rádio CBN, and which completes two decades of broadcast in 2022. We observe and highlight some discursive objects of interviews carried out by journalist Milton Jung with women who occupy important positions in the labor market. The interviewees oscillated between valuing female agency in the creation of practices of freedom and autonomy, based on their specific contexts, and the reiteration of the individualization of a successful career through “technologies of the self” that reproduce the imperatives of confidence culture.
Asunto: Rádio
Confiança
Autoimagem
Mulheres - trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/68991
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6364
metadata.dc.relation.ispartof: Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Mundo Corporativo no rádio_ gênero e cultura da confiança.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.