Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69000
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Licenciatura em Psicologia na Década de 1960: Um estudo do Caso do Curso da UFMG
Título(s) alternativo(s): The Teaching License Degree in Psychology in the 1960s: A Case Study of the UFMG Course
Autor(es): Deolinda Armaniturci
Sérgio Dias Cirino
Érika Lourenço
Resumo: No intuito de compreendermos o lugar da licenciatura na formação de psicólogos, logo após a Lei nº 4119/62, este artigo apresenta um estudo de caso sobre a inserção da licenciatura no curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante a década de 1960 e suas contribuições para os ex-alunos, ingressantes nesse período. O estudo historiográfico é fruto de pesquisa de doutorado e utiliza como procedimento metodológico a análise de fontes primárias e entrevistas com ex-alunos. Os resultados demonstraram que a licenciatura em Psicologia foi inserida no curso da UFMG desde a primeira turma de entrada de alunos de 1963 e ofertada no formato de cumprimento obrigatório para todos os alunos daquele ano. Em 1965, a licenciatura tornou-se uma formação opcional e, a partir de então, cada vez menos alunos passaram a optar por ela. Os entrevistados confirmaram os dados obtidos na análise documental relativos ao funcionamento da modalidade e apontaram os aspectos metodológicos aprendidos durante a licenciatura como as principais contribuições para suas formações profissionais. Esperamos que a pesquisa contribua com as reflexões sobre a oferta da licenciatura na formação dos psicólogos brasileiros e com os estudos históricos sobre a Psicologia no Brasil.
Abstract: In the intent to understand the place of the Teaching License Degree in the training of psychologists, right after the Law nº 4119/62, this article presents the case study on the insertion of the Teaching License Degree in Psychology course of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) during the decade of 1960 and its contributions to the former students, who entered this period. The historiographic study is the result of doctoral research and uses as methodological procedure the analysis of primary sources and interviews with former students. The results showed that the Teaching License Degree in Psychology was inserted in the course of UFMG since the first class of students entrance in 1963 and offered in the form of compulsory compliance for all the students of that year. From 1965, as the Teaching License Degree became an optional training, fewer and fewer students opted for it. The interviews confirmed the data obtained in the documentary analysis related to the operation of the modality and pointed out the methodological aspects learned during the Teaching License Degree as main contributions to the professional formation of the same. We hope that the research contributes with the reflections on the offer of the Teaching License Degree in the training of Brazilian psychologists and with the historical studies on Psychology in Brazil.
Assunto: Psicologia
Educação - Formação de professores
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2020.54360
URI: http://hdl.handle.net/1843/69000
Data do documento: 10-Set-2020
metadata.dc.url.externa: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/54360
metadata.dc.relation.ispartof: Estudos E Pesquisas Em Psicologia
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Licenciatura em Psicologia na Década de 1960_ Um estudo do Caso do Curso da UFMG.pdf145.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.