Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69083
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dc.contributor.advisor1Karina da Silva Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1279397861485288pt_BR
dc.contributor.referee1Daniela Sacramento Zaninipt_BR
dc.contributor.referee2Marcia Calixto dos Santospt_BR
dc.creatorFelipe Bigoto da Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7455633871674848pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-11T15:23:14Z-
dc.date.available2024-06-11T15:23:14Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69083-
dc.description.resumoA resiliência pode ser entendida como um construto psicológico que se refere a adaptação bem-sucedida frente a uma adversidade, percebida ou real, composta por diversos sistemas e que pode ser apresentada por qualquer pessoa em qualquer momento da vida. Indiferente a sua relevância, observa-se a escassez de instrumentos para mensurar a resiliência, notadamente materiais que sejam brasileiros. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi construir uma escala de resiliência para adolescentes e jovens adultos (12 a 30 anos), e investigar as propriedades psicométricas iniciais através de quatro estudos. No estudo 1, apresenta-se a teoria psicológica que fundamenta o instrumento, assim como os 133 itens iniciais, em formato Likert de autorrelato para o material intitulado como Indicadores de Resiliência para Adolescentes e Jovens Adultos (IRAJA). O segundo estudo buscou evidências de validade de conteúdo, através de análise de juízes e análise semântica com a população-alvo. Para a análise de juízes, foram convidados seis especialistas para avaliarem os itens quanto a sua clareza e relevância através de um formulário online. Os dados foram analisados quanto a concordância simples entre juízes, mantendo os itens ≥ 80% e avaliados com Índice de Validade de Conteúdo (IVC), mantendo itens ≥ 0,83. Para análise semântica, participaram dez pessoas com idades dos estratos extremos de avaliação. Os dados foram analisados qualitativamente em relações as sugestões para alterações dos itens. Ao fim, 66 itens se mostraram adequados. O estudo 3 tratou-se de um estudo piloto, em que uma versão-piloto da escala foi aplicada em 46 participantes, com idades entre 12 e 30 anos (M = 19,5 anos, DP = 2,97). Os dados foram analisados qualitativamente, buscando realizar alterações nos itens de acordo com sugestões. Também foi realizada a padronização de aplicação. Ao final, os 66 itens continuaram adequados. O quarto estudo buscou evidências de validade baseadas na estrutura interna e confiabilidade, através de análise fatorial exploratória (AFE) e consistência interna (ômega de McDonald, alfa de Cronbach e lambda 6 de Gutman). O instrumento foi aplicado em 362 participantes com idades entre 12 e 30 anos (M = 17,2 anos, DP = 3,74). Os itens que apresentaram carga fatorial ≥ 0,5 foram mantidos, assim como consistência interna ≥ 0,70. Dessa forma, o instrumento em sua versão final ficou com 34 itens, compostos por 7 fatores (estabilidade emocional, expectativa positiva de futuro, acolhimento social, suporte familiar, tolerância a frustração, equilíbrio e recuperação emocional, e enfrentamento a resposta emocional). Com isso, encontraram--se boas evidências psicométricas iniciais para o IRAJA, fundamentando estudos futuros que visem o refinamento do material e consequente disponibilização para uso profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.subjectPsicologia positivapt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subject.otherPsicologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherPsicometria - Tesespt_BR
dc.subject.otherResiliência (Traço de personalidade) - Tesespt_BR
dc.subject.otherPsicologia positiva - Tesespt_BR
dc.titleConstrução e investigação das qualidades psicométricas iniciais do instrumento indicadores de resiliência para adolescentes e jovens adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3776-2442pt_BR
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