Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69240
Type: Artigo de Periódico
Title: Adesão e satisfação de professores participantes do Programa Integral de Reabilitação Vocal
Other Titles: Adherence and satisfaction of teachers participants of the Comprehensive Vocal Rehabilitation Program
Adherencia y satisfacción de maestros participantes del Programa Integral de Rehabilitación Vocal
Authors: Bárbara Oliveira Souza
Iara Guirão Tonon
Evelyn Vanessa Silva Souza
Bárbara de Faria Morais Nogueira
Silvana Pereira da Silva
Karoline Ribeiro
Adriane Mesquita de Medeiros
Abstract: Objetivo: analisar a adesão e a satisfação de professores participantes de um Programa Integral de Reabilitação Vocal – PIRV. Método: estudo realizado com prontuários de 31 professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte - MG, atendidos em um projeto de extensão universitária. Foram analisadas as variáveis: idade, sexo, tempo de profissão, ciclo de ensino, turnos de trabalho, número de vezes em que os exercícios foram realizados em casa, frequência de participação dos professores e opinião/satisfação sobre o PIRV. Foi realizada a análise descritiva dos dados e medidas de associação entre as variáveis utilizando o teste Qui-Quadrado de Pearson ou Exato de Fisher. Resultados: observou-se um número reduzido de média de faltas (0,37) durante o período de execução do PIRV. Quanto à opinião dada pelos participantes, a maioria foi excelente (74,19%). Nenhum professor executou em casa a quantidade de exercícios recomendados pelo treinamento (84 repetições). 48,4% dos participantes realizaram os exercícios entre 41 a 69 repetições no total. Não houve significância estatística na análise da associação entre as variáveis utilizadas no estudo e o número de exercícios realizados em casa. Conclusão: os professores apresentaram boa adesão ao PIRV quanto à presença nas sessões e dificuldade na realização dos exercícios em casa conforme a recomendação. Quanto à opinião dos participantes, observou-se satisfação em relação ao programa.
Abstract: Objective: to analyze adherence and satisfaction of teachers participating in a Comprehensive Vocal Rehabilitation Program - PIRV. Methods: study carried out with medical records of 31 teachers of the municipal schools of Belo Horizonte - MG, attending in a university extension project. Were analyzed the variables: age, sex, profession time, education cycle, work shifts, number of times the exercises were performed at home, frequency of teacher’s participation in the program and opinion/satisfaction about the PIRV. A descriptive analysis of the data and association measures between variables was made using Chi-Square Test or Fisher’s Exact Test. Results: small number of lacks (0,37) was observed during the program execution period of the PIRV. The most given opinions by the participants were excellent (74,19%). None teacher trained at home the amount of training recommended (84 repetitions). 48.4% of the participants performed the exercises between 41 to 69 repetitions in total. There was no statistical significance in the analysis of association between the variables used in the study and the total number of exercises performed at home. Conclusion: the teachers presented good adherence to the PIRV regarding the presence in the sessions and difficulty in accomplish the exercises at home, according to the recommendation. As for the opinion of the participants, there was satisfaction with the program.
Subject: Fonoaudiologia
Distúrbios da voz
Docentes
Saúde ocupacional
Satisfação do paciente
Cooperação do paciente
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p284-291
URI: http://hdl.handle.net/1843/69240
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/30345
metadata.dc.relation.ispartof: Revista distúrbios da comunicação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.