Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69242
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Qualidade de vida e autopercepção de saúde de crianças com mau desempenho escolar
Título(s) alternativo(s): Quality of life and health self‑perception in children with poor school performance
Autor(es): Barbara Antunes Rezende
Stela Maris Aguiar Lemos
Adriane Mesquita de Medeiros
Resumen: Objetivo: Verificar a associação entre qualidade de vida e autopercepção de saúde em crianças com mau desempenho escolar, considerando fatores sociodemográficos. Métodos: Estudo observacional analítico transversal com 99 crianças de 7 a 12 anos, participantes dos Atendimentos Educacionais Especializados. Os responsáveis responderam a questões sobre aspectos sociodemográficos. Para a avaliar a qualidade de vida e os domínios propostos (autonomia, funções, lazer e família) as crianças responderam ao Autoquestionnarie Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQEI) e a uma questão referente à autopercepção de saúde. A análise de dados foi realizada por meio da regressão linear múltipla, considerando nível de significância de 5%. Resultados: Das crianças avaliadas, 69 (69,7%) eram do sexo masculino, com média de idade de 8,7±1,5. Do total, 27% delas autoavaliaram a saúde como ruim/muito ruim e 36,4% referiram ter qualidade de vida prejudicada. Quanto aos domínios avaliados pelo AUQEI, houve significância estatística dos domínios família e idade, autonomia e classificação econômica, lazer e funções em relação à autopercepção de saúde. Conclusões: A qualidade de vida de crianças com mau desempenho escolar está associada à autopercepção de saúde e a características sociodemográficas.
Abstract: Objective: To examine the association between quality of life and health self-perception of children with poor school performance, considering sociodemographic factors. Methods: An analytical, observational, cross-sectional study was conducted with 99 children aged 7 to 12 years receiving specialized educational assistance. Parents and legal guardians answered questions concerning the sociodemographic profile. For an assessment of the quality of life and proposed domains (autonomy, functioning, leisure, and family), the children completed the Autoquestionnarie Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQEI) and answered a question concerning their self-perceived health. Data were analyzed using multiple linear regression, considering a 5% significance level. Results: Among the evaluated children, 69 (69.7%) male participants with mean age of 8.7±1.5, 27% self-assessed their health status as poor/very poor, and 36.4% of the children reported having impaired quality of life. As for the domains assessed by AUQEI, there was statistical significance in the associations between family with age, autonomy with economic classification, and leisure and functioning with self-perceived health. Conclusions: The quality of life of children with academic underachievement is associated with their health self-perception and sociodemographic characteristics.
Asunto: Qualidade de vida
Baixo rendimento escolar
Autoimagem
Criança
Fonoaudiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;4;00009
URI: http://hdl.handle.net/1843/69242
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rpp/a/MByW3yz3js3SnMVgQSz5svv/#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista paulista de pediatria
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Qualidade de vida e autopercepção de saúde de crianças com mau desempenho escolar.pdf174.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.