Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/69243
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Tempo ideal de vibração sonorizada de língua em crianças disfônicas |
Título(s) alternativo(s): | Ideal time of sonorous tongue vibration of dysphonic children Tiempo ideal de la vibración sonora del lengua en niños disfónicas |
Autor(es): | Fabiana Cristina Silva Lorena de Almeida Ramos Bárbara Oliveira Souza Adriane Mesquita de Medeiros Ana Cristina Côrtes Gama |
Resumen: | Objetivo: verificar o tempo ideal do exercício de vibração sonorizada de língua (EVSL) na voz de crianças disfônicas. Método: participaram vinte e sete crianças, entre 04 e 11 anos, com diagnóstico de nódulo ou cisto de pregas vocais. Dessas crianças, onze fizeram parte do grupo experimental (GE) e 16 do grupo controle (GC). A vogal sustentada /ε/ e a contagem de 1 a 10 foram registradas antes (m0) e após o primeiro (m1), terceiro (m3), quinto (m5) e o sétimo (m7) minuto de execução do EVSL. As gravações foram apresentadas a três fonoaudiólogas, que julgaram se houve modificação da qualidade vocal. Os parâmetros acústicos avaliados na vogal sustentada foram frequência fundamental, jitter, shimmer, glotal to noise excitation (GNE) e ruído. Resultados: na avaliação perceptivo-auditiva, não houve modificações significativas entre os momentos de execução do EVSL. Na análise acústica, observou-se que o parâmetro ruído diminuiu e o parâmetro GNE aumentou após três minutos de realização do exercício no GE, em comparação com o GC. Conclusão: não houve melhora em nenhum dos tempos na avaliação perceptivo-auditiva da voz de crianças disfônicas com o EVSL. A análise acústica indicou melhora da qualidade vocal aos três minutos de execução do exercício. |
Abstract: | Purpose: verify the ideal time of the sonorous tongue vibration exercise (STVE) in the voice of dysphonic children. Method: participated twenty-seven children, from four to 11 years, diagnosed with nodules or cysts of vocal folds. Eleven children were part of the experimental group (GE) and 16 were part of the control group (GC). A sustained vowel /ε/ and count one to 10 were recorded before (m0) and after the first (m1), third (m3), fifth (m5) and the seventh (m7) minute of execution of the STVE. The recordings have been presented to three speech therapists that judged whether there was change in voice quality. The acoustic parameters evaluated in sustained vowel were fundamental frequency, jitter, shimmer, glottal to noise excitation (GNE) and noise. Results: there were no significant changes in the auditory perception evaluation between the moments of STVE execution. In the acoustic analysis, it was observed that the noise parameter decreased and the GNE parameter increased after three minutes of performing the exercise in GE, compared to the GC. Conclusion: there was no improvement in any of the times in the auditory perceptual analysis in the voice of dysphonic children with the STVE. The acoustic analysis indicated improvement in vocal quality in the third minute of exercise performance. |
Asunto: | Disfonia Criança Fonoterapia Qualidade da voz Terapia por exercício |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA MED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p673-682 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69243 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/32498 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista distúrbios da comunicação |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tempo ideal de vibração sonorizada de língua em crianças disfônicas.pdf | 231.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.