Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69244
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Distúrbios da voz: representações sociais por professores em tratamento fonoaudiológico
Título(s) alternativo(s): Voice disorders: social representations by teachers in speech therapy
Trastornos de la voz: representaciones sociales por profesores en el tratamiento fonoaudiológico
Autor(es): Adriane Mesquita de Medeiros
Ada Ávila Assunção
Sandhi Maria Barreto
Resumen: A voz é fundamental para o exercício da docência, requerendo intenso e adequado processamento muscular para atender à demanda em sala de aula. Elevadas prevalências de distúrbio vocal e falta ao trabalho por causa da voz entre professores tem sido confirmados. O objetivo deste estudo foi comparar as representações sociais sobre o distúrbio vocal e o enfrentamento do problema, elaboradas por professores em tratamento fonoaudiológico. Realizou-se dezoito entrevistas semi-estruturadas por meio de grupos focais, as quais foram submetidas à análise temática. De modo geral, as representações sociais sobre os distúrbios da voz e as ações institucionais a ele associadas (gestão e assistência) influenciam a declaração, o reconhecimento e o enfrentamento do problema, opostamente visto como disfonia ocupacional e doença individual. Identificou-se um paradoxo entre a vigência tanto de sintomas vocais quanto de incapacidade para o trabalho e a negação de tais problemas. Os professores priorizam os objetivos do ensino, dos alunos e da sala de aula, em detrimento da própria saúde. Os resultados apresentados podem fornecer pistas para a elaboração de programas de prevenção e de promoção da saúde vocal dos professores.
Abstract: The voice is fundamental for teaching, given the intense muscle processing that needs to be properly implemented in order to meet classroom demands. High prevalence of voice disorders and absence from work due to voice problems among teachers have been confirmed. The objective of this study was to compare the social representations regarding voice disorders and coping strategies that teachers undergoing speech therapy describe. Eighteen semi-structured interviews were conducted by means of focus groups, and the content was subjected to thematic analysis. In a general manner, the social representations regarding voice disorders and the institutional actions that are associated with these disorders (management and assistance) influence how the problem is announced, recognized and coped with, seen now as occupational dysphonia or as individual illness. A paradox between on the one hand, surveillance of vocal symptoms and incapacity for work; and on the other, denial of such problems, was identified. Converging to literature contribution, the symptom statement is not immediate to its clinical expression, or in spite of declared or assumed such symptoms are relegated to the background by teachers themselves. The disease and symptoms influence the teacher’s ability to respond to the demands of education and the requirements of management. The development of prevention programs and for promotion of voice health will benefit if considered the social representations of dysphonia.
Asunto: Distúrbios da voz
Docentes
Fonoterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69244
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/28110
metadata.dc.relation.ispartof: Revista distúrbios da comunicação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Distúrbios da voz_ representações sociais por professores em tratamento fonoaudiológico.pdf315.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.