Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/69266
Tipo: | Tese |
Título: | O percussionista-cantor na música de concerto do século XX-XXI: discussões e práticas sobre a performance simultânea de percussão e voz cantada |
Autor(es): | Monica Rocio Navas Loma |
Primeiro Orientador: | Fernando de Oliveira Rocha |
Primeiro membro da banca : | Doriana Mendes Reis |
Segundo membro da banca: | Carlos Roberto Ferreira dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Ricardo de Figueiredo Bologna |
Quarto membro da banca: | Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
Resumo: | A presente tese é resultado do trabalho de pesquisa artística sobre a performance da percussão e voz cantada, executadas simultaneamente pelo mesmo performer. Esta nova corrente musical se inicia ao redor da segunda metade do século XX. Nos últimos anos, tem havido um aumento deste tipo de repertório devido, sobretudo, ao interesse de percussionistas, que muitas vezes compõem suas próprias obras ou encomendam a outros compositores. O texto apresenta um breve histórico sobre a performance simultânea de percussão e voz cantada, concentrando-se no seu desenvolvimento dentro da música contemporânea de concerto. Dentro deste contexto, também são apresentadas características do uso da voz no repertório contemporâneo e informações básicas sobre o funcionamento do aparelho fonador. A partir de apontamentos encontrados na literatura do tema e da vivência pessoal da autora com o repertório, são elencadas diversas recomendações para instrumentistas e/ou percussionistas cantores para a preparação e performance deste repertório. Finalmente, é apresentada uma análise interpretativa de três obras: uma adaptação, Siete Canciones Populares Españolas, do compositor Manuel de Falla; uma encomenda, El Último Sello, do compositor Carlos dos Santos; e uma obra original para marimba e canto, Ghost and Arms, do compositor Ivan Trevino. |
Abstract: | This thesis is the result of an artistic research on the performance of percussion and singing voice, performed simultaneously by the same performer. This new musical current began around the second half of the 20th century. In recent years there has been an increase in this type of repertoire due, above all, to the interest of percussionists, who often compose their own works or commission them from other composers. The text presents a brief history of the simultaneous performance of percussion and singing voice, focusing on its development within contemporary concert music. Within this context, characteristics of the use of voice in the contemporary repertoire and basic information about the functioning of the vocal tract are also presented. Based on information found in the literature on the topic and the author's personal experience with the repertoire, several recommendations are listed for instrumentalists and/or singing percussionists interested in the preparation and performance of this repertoire. Finally, an interpretative analysis of three works is presented: an adaptation, Siete Canciones Populares Españolas by composer Manuel de Falla; a commission, El Último Sello by composer Carlos dos Santos; and an original work for marimba and singing, Ghost and Arms by composer Ivan Trevino. |
Assunto: | Percussão (Música) Performance musical Canto |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69266 |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese. Monica Rocio Navas Loma.pdf | 8.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.