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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação de profissionais da saúde e acessibilidade do surdo ao atendimento em saúde: contribuições do projeto "Comunica"
Título(s) alternativo(s): Academic education of health professionals and accessibility of deaf to health appointments: contributions from project “Comunica”
Formación de profesionales de la salud y accesibilidad del sordo a la atención en salud: contribuciones del proyecto: “Comunica”
Autor(es): Carla Andrade dos Santos Rocha
Sirley Alves da Silva Carvalho
Ana Carolina Ferreira Roberto
Erika Maria Parlato de Oliveira
Isabela Martins Melo
Leonor Bezerra Guerra
Resumen: O acesso eficaz do paciente surdo aos sistemas de saúde ainda é restrito. As dificuldades de comunicação entre pacientes e profissionais da saúde são frequentes. Este estudo objetivou principalmente descrever as estratégias para um atendimento adequado ao surdo e determinar o impacto da ação sensibilizadora do projeto Comunica. Os estudantes de Medicina e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais participaram de simulações de atendimentos e preencheram questionários referentes ao conhecimento geral da cultura surda e habilidades de comunicação. 66,9% dos estudantes de Medicina e 52,2% dos estudantes de Fonoaudiologia negaram qualquer experiência com surdos. 98,5% dos acadêmicos de ambos os cursos declararam-se inaptos para o atendimento do surdo e mais de 92% desejam aprender a se comunicar em Libras. Aproximadamente 95% dos alunos atribuem alta relevância à ação do projeto Comunica. Aprimorar o currículo da graduação de profissionais da saúde é necessário para atender às necessidades dos surdos.
Abstract: Effective access of deaf patients to health systems is still restricted. The difficulties of communication between patients and health professionals are frequent. This study aimed mainly to describe strategies for the adequate care to the deaf and determine the impact of sensitizing action of the project “Comunica”. Students of medicine and speech therapy from Federal University of Minas Gerais participated in simulations of health appointments and completed questionnaires for the general knowledge of deaf culture and communication skills. 66.9% of medical students and 52.2% of speech therapy students denied any experience with the deaf. 98.5% of the students of both courses declared themselves unfit to meet the deaf and more than 92% wanted to learn to communicate in Libras (Brazilian sign language). Approximately 95% of the students attributed great importance to the objectives of the project. Improvements inthe health professional undergraduation program are needed to meet the necessitiesof the deaf.
Asunto: Educação
Perda auditiva
Linguagem de sinais
Saúde
Surdez
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69275
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18998
metadata.dc.relation.ispartof: Interfaces
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