Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/69559
Type: | Tese |
Title: | Educação para o plurilinguismo no trabalho com estudantes migrantes e refugiados: experiências de docentes de escolas públicas de Roraima |
Authors: | Nilmara Milena da Silva Gomes |
First Advisor: | Leandro Rodrigues Alves Diniz |
First Co-advisor: | Ana Beatriz Barbosa de Souza |
First Referee: | Kátia Bernardon de Oliveira |
Second Referee: | Francisco Calvo del Olmo |
Third Referee: | Gabriela da Silva Bulla |
metadata.dc.contributor.referee4: | Érica Sarsur Câmara |
Abstract: | As escolas públicas de Roraima, em especial nas Redes Municipal e Estadual de Ensino, têm recebido, nos últimos anos, algumas centenas de estudantes migrantes e refugiados (Zambrano, 2021; Cavalcanti et al., 2021). Detendo-se sobre este cenário, o objetivo desta pesquisa é analisar, a partir de entrevistas com quatro professoras e de materiais disponibilizados por elas, se as ações promovidas podem favorecer a inserção de alunos migrantes e refugiados nas escolas de educação básica onde atuam, tendo como parâmetro o referencial teórico das abordagens plurais. Para alcançar esse objetivo, as seguintes etapas foram delineadas: a) identificar, nas entrevistas com as professoras, as motivações para o desenvolvimento de atividades que pudessem promover ações de acolhimento dos estudantes migrantes e refugiados em suas aulas; b) analisar o que as professoras relatam sobre os modos como as línguas são mobilizadas, ou não, nas disciplinas que ministram e c) avaliar se as ações relatadas pelas professoras favorecem ou não o acolhimento de alunos migrantes e refugiados nas escolas de educação básica. Mobilizo o quadro teórico da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), do Português como Língua de Acolhimento (Amado, 2013; Camargo, 2018; Lopez; Diniz, 2019; Ruano, 2019; Lopez, 2022), do Modelo Ampliado de Política Linguística (Shohamy, 2006) e das Abordagens Plurais (Candelier, 2009) para propor diretrizes para a construção de políticas linguísticas horizontais (Bizon; Camargo, 2018) em favor dos alunos migrantes e refugiados matriculados na educação básica. As entrevistas em profundidade (Herlinger, 2011) e a análise de conteúdo temática (Bardin, 2016) do discurso das professoras e dos materiais revelaram três fatores motivadores para uma revisão do processo de acolhimento no ambiente escolar: a) o significativo fluxo migratório de crianças e adolescentes em direção a Roraima; b) experiências relacionadas à discriminação e à xenofobia enfrentadas por migrantes e refugiados no contexto escolar; c) a identificação do desconforto emocional experimentado por esses alunos durante o processo migratório. Concluiu-se que, mesmo sem uma formação específica para isso, as professoras optaram por utilizar as abordagens plurais como estratégia para lidar com a falta de preparo das escolas no acolhimento de alunos migrantes e refugiados. Verificou-se que a abordagem intercultural favoreceu diálogos entre diferentes culturas, atuando na redução de comportamentos discriminatórios e xenófobos. Paralelamente, a intercompreensão entre línguas românicas aprimorou o acesso à informação no contexto escolar, além de reduzir o distanciamento entre alunos migrantes, refugiados, seus colegas e professores. Ademais, a intercompreensão foi integrada pelas professoras participantes às disciplinas de matemática, português e artes, tornando o aprendizado dos conteúdos ministrados mais significativos não só para os estudantes migrantes e refugiados, mas também para os brasileiros. No entanto, é importante reconhecer que a implementação dessas abordagens na educação plurilíngue pode enfrentar desafios e limitações específicas, que devem ser considerados em futuras investigações. |
Abstract: | Public schools in Roraima, particularly within the Municipal and State Education Networks, have received, in recent years, several hundred migrant and refugee students (Zambrano, 2021; Cavalcanti et al., 2021). Focusing on this environment, as well as on interviews with four teachers and the didactic materials they provided, this research aims to analyze whether the initiatives undertaken can favor the inclusion of migrant and refugee students in the basic education schools where they work, guided by the theoretical framework of plural approaches. The following steps were outlined in order to achieve this goal: a) identifying, from the teachers interviews, their motivations for the development of activities that could promote welcoming actions for migrant and refugee students in their classes; b) examining what the teachers report about the ways in which languages are, or are not, mobilized in their courses and c) analyzing whether the actions reported by the teachers do or do not favor the welcoming of migrant and refugee students in basic education schools. The theoretical framework of Indisciplinary Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), Portuguese as a Welcoming Language (Amado, 2013; Camargo, 2018; Lopez; Diniz, 2019; Ruano, 2019; Lopez, 2022), the Expanded Model of Linguistic Policy (Shohamy, 2006) and Plural Approaches (Candelier, 2009) were employed to propose guidelines for the construction of horizontal linguistic policies (Bizon; Camargo, 2018) that benefit migrant and refugee students enrolled in basic education. In-depth interviews (Herlinger, 2011) and thematic content analysis (Bardin, 2016) of the teachers’ discourse and their didactic materials revealed three key motivators for a review of the school welcoming process : a) the significant influx of children and adolescents migrating to Roraima, b) experiences of discrimination and xenophobia faced by migrants and refugees in the school setting, and c) the recognition of emotional discomfort these students endure during their migratory process. This study concludes that, despite lacking specialized training, the teachers turned to plural approaches as a strategy to deal with schools' unpreparedness in welcoming migrant and refugee students. As per the interviews and didactic materials, the intercultural approach promoted cross-cultural dialogues, acting to reduce discriminatory and xenophobic behaviors. Concurrently, the intercomprehension between Romance languages improved access to information in the school setting, in addition to reducing the distance between migrant students, refugees, their classmates and teachers. Furthermore, intercomprehension was integrated into mathematics, Portuguese, and arts classes, making the learning process more meaningful not only for migrant and refugee students but also for Brazilians students as well. Nevertheless, it is important to acknowledge that the implementation of these approaches in plurilingual education may face specific challenges and limitations, which should be considered in future investigations. |
Subject: | Linguística aplicada Aquisição de segunda linguagem Linguagem e cultura Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros Comunicação intercultural |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69559 |
Issue Date: | 26-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE NILMARA GOMES.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License