Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69565
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Multimodalidades na Educação Infantil
Autor(es): Luciene de Fátima Araújo
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Segundo membro da banca: Valdiene Aparecida Gomes
Resumo: Este trabalho pretende discutir como introduzir textos multimodais e fazer uma reflexão sobre os desafios do trabalho com o gênero textual infográfico na Educação Infantil. Para fundamentar o estudo foi feita uma síntese sobre textos multimodais e análise de estudos teóricos sobre o tema. Apresenta reflexões e possibilidades de trabalhar com os textos multimodais desde a Educação Infantil com crianças de 5/6 anos. Ao desenvolver este trabalho também criou-se a oportunidade de discutir a importância de textos multimodais na Educação Infantil e as possibilidades de abordá-los nesta fase de escolarização. Apresenta um relato de experiências sobre o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia do covid-19 e as interações com as crianças e suas famílias pelo WhatsApp. O trabalho também proporcionou exploração e conhecimento de novas tecnologias digitais. Será descrito um relato de experiências do que foi possível, de fato, desenvolver durante a pandemia nos anos de 2020 e até junho de 2021.
Abstract: This work intend to discuss how to introduce multimodal texts and make a reflection about the challenges of the work with the textual genre Infographic in Children’s Education. To fundament the study a synthesis was made about multimodal texts and an analysis of theorical studies about the subject. It presents reflections and possibilities of working with the multimodal texts since Child Education with kids of 5/6 years old. Developing this work also created an opportunity to discuss the importance of multimodal texts in Children’s Education and the possibilities of approaching it in this fase of schooling. It presents a report of experiences about the Emergency Remote Education during the pandemic of covid-19 and the interactions with kids and their families with WhatsApp. The work also provided exploration and knowledge of new digital technologies. Will be described a report of experiences of what was possible, in fact, develop during the pandemic in the years of 2020 and until June of 2021.
Assunto: Letramento
Ensino a distânica
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69565
Data do documento: 9-Jul-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PROLEITURA Luciene de Fatima Araujo revisado.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons