Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69570
Type: Monografia (especialização)
Title: Multiletramentos e diálogos no ensino médio: uma experiência em defesa da leitura literária livre na escola
Authors: Igor Vincícius Silva Santos
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Cristiane Dias Gonçalves Paula
Second Referee: Cláudio Humberto Lessa
Abstract: O presente trabalho relata uma experiência ocorrida entre os anos de 2022 e 2023, em uma escola pública de Belo Horizonte. Ao longo desses dois anos, propus aos alunos para que fizessem apresentações sobre obras literárias que tivessem lido e gostariam de indicar a seus colegas. Este trabalho tem como principal objetivo relatar a execução dessa experiência. Entre outros objetivos, estão os de proporcionar oportunidades de compartilhamento de leituras com colegas desses estudantes, de estimular o compartilhamento de suas visões de mundo, de estimular a leitura em alunos que pouco leem ou não demonstram adesão à cultura da leitura, de propor a estudantes leitores atividades de retextualização, especialmente no que diz respeito ao uso de material visual e da oralidade e de verificar produtos culturais que fazem parte da rotina desses estudantes. Para tanto, adotamos, no Capítulo 2, a concepção de Silva (1986, 2004) e Kleiman (2010), para os quais os estudantes não são estimulados a criar vínculos com a leitura por esta, muitas vezes, ser tratada como elemento compulsório, e não uma atividade prazerosa. Damos também atenção à necessidade de leitura literária, fazendo coro com Candido (2012), Aguiar (2003, 2012) e com o Letramento Literário de Cosson (2011). No Capítulo 3, descrevemos a metodologia que usamos. Já no capítulo 4, relatamos alguns de nossos resultados.
Abstract: The present work reports an experience that took place between the years 2022 and 2023, in a public school in Belo Horizonte. Over these two years, I proposed to the students that they give presentations on literary works they had read and would like to recommend to their classmates. This work aims to report on the implementation of this experience. Among other objectives, it seeks to provide opportunities for students to share their readings with their peers, to encourage the sharing of their worldviews, to stimulate reading in students who read little or show little adherence to the culture of reading, to propose to student readers activities of retextualization, especially regarding the use of visual material and orality, and to explore cultural products that are part of these students' routines. To this end, we adopt, in Chapter 2, the conception of Silva (1986, 2004) and Kleiman (2010), for whom students are not encouraged to create bonds with reading because it is often not treated as a compulsory element, but as a pleasurable activity. We also pay attention to the need for literary reading, echoing Candido (2012), Aguiar (2003, 2012), and Cosson's (2011) Literary Literacy. In Chapter 3, we describe the methodology we used. Finally, in Chapter 4, we report some of our results.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69570
Issue Date: 27-Mar-2024
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

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