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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Intersetorialidade e interdisciplinaridade na abordagem do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Autor(es): Luciana Nogueira de Carvalho
Horacio Pereira de Faria
Helian Nunes de Oliveira
Resumen: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH deve ser considerado como um tema importante na saúde pública, demandando um maior foco de políticas assistenciais e ações em saúde mental. É caracterizado por uma tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e impulsividade com repercussões nas esferas social, familiar, escolar e laboral, mas facilmente reconhecida ao longo da infância e até o início da adolescência. As dificuldades do indivíduo devido a TDAH podem persistir e oscilar durante a vida adulta e até na terceira idade. As crianças, adolescentes e adultos com este transtorno apresentam maior probabilidade de dificuldade escolar, conflitos nos relacionamentos, problemas no trabalho, associação com outros transtornos mentais, uso de drogas lícitas ou ilícitas, envolvimento em outros comportamentos de risco e acidentes. O TDAH pode afetar o planejamento e a tomada de decisões em diferentes atividades profissionais, que envolvam atenção e organização, desde o cumprimento de tarefas no cotidiano até a condução segura de veículos automotores e máquinas em geral no trabalho. Segundo a literatura científica, o TDAH é uma síndrome heterogênea de origem multifatorial, integrando fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais. Seu diagnóstico é essencialmente clínico, a partir da avaliação psicopatológica e observação da manifestação dos sintomas listados atualmente nos sistemas de classificação em saúde: o DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mental e CID-10 - Classificação Internacional de Doenças. Os estudos de prevalência do TDAH têm apresentado resultados muito variáveis em função do grupo etário estudado e das metodologias utilizadas, mas é considerado o transtorno do neurodesenvolvimento mais comum e já foram descritas variações por raça e condições socioeconômicas na prevalência. Considerando a complexidade que envolve o TDAH, na abordagem terapêutica é de fundamental importância o envolvimento da família, dos profissionais da educação e da equipe de saúde.
Abstract: Attention Deficit Hyperactive Disorder –ADHD must be approached as an important theme in public health, requiring a greater focus from both assistance policies and mental health actions. It is characterized by a symptomatic triad of lack of attention, hyperactivity and impulsivity with repercussions in the social, familiar, school and work environments, but is easily recognizable throughout childhood and early teens. Ones difficulties due ADHD may persist and vary during adulthood and old age. Children, teens and adults with this disease are more likely to experience difficulties in school and work, relationship problems, association with other mental disorders, both legal and illegal drug usage, as well as other risky behaviors and involvement inaccidents. The ADHD may affect planning and making decisions in different professional activities that involve attention and organization, ranging from completing everydaychores to driving and operating vehicles and machines in general at work. Accordingto scientific literature, ADHD is a heterogenic syndrome with a multifactorial origin, combining genetic, neurobiological and environmental factors. It’s diagnose is essentially clinical, from psychopathological evaluation and observation occurrence of symptoms currently listed in the following health classification systems: the “DSM-5”, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, and the “CID-10”, International Classification of Diseases. The prevalence studies of ADHD have been showing very variable results according to studied age group and the used methodologies, but it is considered the most common neurodevelopment disorder and variations due to race and socioeconomically conditions have already been described in its prevalence. Considering the complexity surrounding ADHD, in the therapeutic approach, is imperative that the family, education professionals and health team is involved.
Asunto: Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Educação - Interdisciplinaridade
Saúde mental
Saúde pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69578
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://smtpgw.pucminas.br/index.php/pista/article/view/23674
metadata.dc.relation.ispartof: Pista
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