Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69578
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuciana Nogueira de Carvalhopt_BR
dc.creatorHoracio Pereira de Fariapt_BR
dc.creatorHelian Nunes de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T15:47:39Z-
dc.date.available2024-07-02T15:47:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.spage57pt_BR
dc.citation.epage64pt_BR
dc.identifier.issn2674-6727pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69578-
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactive Disorder –ADHD must be approached as an important theme in public health, requiring a greater focus from both assistance policies and mental health actions. It is characterized by a symptomatic triad of lack of attention, hyperactivity and impulsivity with repercussions in the social, familiar, school and work environments, but is easily recognizable throughout childhood and early teens. Ones difficulties due ADHD may persist and vary during adulthood and old age. Children, teens and adults with this disease are more likely to experience difficulties in school and work, relationship problems, association with other mental disorders, both legal and illegal drug usage, as well as other risky behaviors and involvement inaccidents. The ADHD may affect planning and making decisions in different professional activities that involve attention and organization, ranging from completing everydaychores to driving and operating vehicles and machines in general at work. Accordingto scientific literature, ADHD is a heterogenic syndrome with a multifactorial origin, combining genetic, neurobiological and environmental factors. It’s diagnose is essentially clinical, from psychopathological evaluation and observation occurrence of symptoms currently listed in the following health classification systems: the “DSM-5”, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, and the “CID-10”, International Classification of Diseases. The prevalence studies of ADHD have been showing very variable results according to studied age group and the used methodologies, but it is considered the most common neurodevelopment disorder and variations due to race and socioeconomically conditions have already been described in its prevalence. Considering the complexity surrounding ADHD, in the therapeutic approach, is imperative that the family, education professionals and health team is involved.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH deve ser considerado como um tema importante na saúde pública, demandando um maior foco de políticas assistenciais e ações em saúde mental. É caracterizado por uma tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e impulsividade com repercussões nas esferas social, familiar, escolar e laboral, mas facilmente reconhecida ao longo da infância e até o início da adolescência. As dificuldades do indivíduo devido a TDAH podem persistir e oscilar durante a vida adulta e até na terceira idade. As crianças, adolescentes e adultos com este transtorno apresentam maior probabilidade de dificuldade escolar, conflitos nos relacionamentos, problemas no trabalho, associação com outros transtornos mentais, uso de drogas lícitas ou ilícitas, envolvimento em outros comportamentos de risco e acidentes. O TDAH pode afetar o planejamento e a tomada de decisões em diferentes atividades profissionais, que envolvam atenção e organização, desde o cumprimento de tarefas no cotidiano até a condução segura de veículos automotores e máquinas em geral no trabalho. Segundo a literatura científica, o TDAH é uma síndrome heterogênea de origem multifatorial, integrando fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais. Seu diagnóstico é essencialmente clínico, a partir da avaliação psicopatológica e observação da manifestação dos sintomas listados atualmente nos sistemas de classificação em saúde: o DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mental e CID-10 - Classificação Internacional de Doenças. Os estudos de prevalência do TDAH têm apresentado resultados muito variáveis em função do grupo etário estudado e das metodologias utilizadas, mas é considerado o transtorno do neurodesenvolvimento mais comum e já foram descritas variações por raça e condições socioeconômicas na prevalência. Considerando a complexidade que envolve o TDAH, na abordagem terapêutica é de fundamental importância o envolvimento da família, dos profissionais da educação e da equipe de saúde.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subject.otherTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.otherEducação - Interdisciplinaridadept_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.titleIntersetorialidade e interdisciplinaridade na abordagem do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://smtpgw.pucminas.br/index.php/pista/article/view/23674pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1635-5175pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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