Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.contributor.advisor2Roberto Alexandre do Carmo Saidpt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894958518829730pt_BR
dc.contributor.referee1Roberto Alexandre do Carmo Saidpt_BR
dc.contributor.referee2Nicole Alvarenga Marcellopt_BR
dc.contributor.referee3Samuel Rezende Moreirapt_BR
dc.creatorJirlene dos Anjos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136940214015012pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T17:06:07Z-
dc.date.available2024-07-02T17:06:07Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69591-
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo contribuir para leitura e produção de poesia em sala de aula, especialmente a poesia elaborada nas periferias urbanas. Em vista disso, adota como corpus os poemas/canções de rap baiano Baco Exu do Blues. O Rap e a Poesia Marginal têm raízes na periferia e são frequentemente usados como ferramenta de expressão das vozes marginalizadas. Ao introduzir essas formas de arte na sala de aula, os alunos podem se sentir representados e empoderados, tendo suas vozes e experiências valorizadas. Nessa perspectiva, pretende-se aguçar o prazer da leitura e a formação de novos leitores, assim, para desenvolver o projeto de intervenção foi utilizado o modelo sequência didática desenvolvida por Schneuwly e Dolz (2004), busca-se estabelecer uma relação de proximidade dos alunos do Ensino Médio com a Poesia Marginal, através do Rap. Para tanto, os teóricos que embasaram este projeto foram: Assumpção (2009); Andrade (1999); Ferréz (2003); Casseb-Galvão e Duarte (2018), entre outros. Portanto, espera-se que, este projeto colabore para o ensino de poesia marginal dos marginalizados de forma crítica, interdisciplinar e divertida, demonstrando a importância da leitura e produção de texto em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoesia marginal dos marginalizados; Baco Exu do Blues; Formação de leitorespt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleBaco Exu do Blues como vies para o ensino de poesia marginal no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Baco Exu do Blues- Jirlene dos Anjos Santos.pdf352.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.