Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/69591
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcelo Chiaretto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3206811196555044 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Roberto Alexandre do Carmo Said | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894958518829730 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Roberto Alexandre do Carmo Said | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nicole Alvarenga Marcello | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Samuel Rezende Moreira | pt_BR |
dc.creator | Jirlene dos Anjos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1136940214015012 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-02T17:06:07Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02T17:06:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/69591 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo contribuir para leitura e produção de poesia em sala de aula, especialmente a poesia elaborada nas periferias urbanas. Em vista disso, adota como corpus os poemas/canções de rap baiano Baco Exu do Blues. O Rap e a Poesia Marginal têm raízes na periferia e são frequentemente usados como ferramenta de expressão das vozes marginalizadas. Ao introduzir essas formas de arte na sala de aula, os alunos podem se sentir representados e empoderados, tendo suas vozes e experiências valorizadas. Nessa perspectiva, pretende-se aguçar o prazer da leitura e a formação de novos leitores, assim, para desenvolver o projeto de intervenção foi utilizado o modelo sequência didática desenvolvida por Schneuwly e Dolz (2004), busca-se estabelecer uma relação de proximidade dos alunos do Ensino Médio com a Poesia Marginal, através do Rap. Para tanto, os teóricos que embasaram este projeto foram: Assumpção (2009); Andrade (1999); Ferréz (2003); Casseb-Galvão e Duarte (2018), entre outros. Portanto, espera-se que, este projeto colabore para o ensino de poesia marginal dos marginalizados de forma crítica, interdisciplinar e divertida, demonstrando a importância da leitura e produção de texto em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra Agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia marginal dos marginalizados; Baco Exu do Blues; Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Baco Exu do Blues como vies para o ensino de poesia marginal no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Baco Exu do Blues- Jirlene dos Anjos Santos.pdf | 352.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.