Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Diomira Maria Cicci Pinto Fariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6127748615734665pt_BR
dc.contributor.referee1José Alfredo de Oliveira Debortolipt_BR
dc.contributor.referee2Martha Marandinopt_BR
dc.creatorStephanie de Oliveira Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0804126198458626pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T13:40:39Z-
dc.date.available2024-07-03T13:40:39Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/69609-
dc.description.abstractThe school environment stands out as the main vehicle for cultural dissemination and the development of meaningful learning, allowing students deep self-knowledge and understanding of the world. However, museums emerge asfundamental spaces for civic education, going beyond aesthetic appreciation and acting as cultural interpretive centers that strengthen cultural democracy. In this context, the research focused on the Casa Guimarães Rosa Museum in Cordisburgo, MG, and its interconnection with the Miguilim Storytellers Group Project, which operates with the local basic education students. The study aimed to understand how the museum's pedagogical practices influence the formation of the project's mediators, as well as the perception of this place as an educational and leisure environment. The methodological approach included bibliographic research, observation, and semi-structured interviews with twenty participants, elucidating the impact of the museum's cultural and formative initiatives on the trajectory of young people and their experiences in the project. The theoretical framework includes studies on leisure, about museum and its potential for education and leisure, mediation, and cultural identity. The analysis of the results shows us that cultural mediation is essential for individuals to have more effective access to their cultural heritage and its meanings, which favors educational formation through the development of language and literacy, the constitution of cultural identity, and confirms their belonging to the territory and the community. The results also confirmed that the museum can serve as a space for leisure and sociability, reinforcing the individual's civic educational formation.pt_BR
dc.description.resumoO ambiente escolar destaca-se como principal veículo de difusão cultural e desenvolvimento de aprendizagens significativas, permitindo aos alunos um profundo autoconhecimento e compreensão do mundo. Contudo, museus emergem como espaços fundamentais na formação cidadã, indo além da apreciação estética e atuando como centros interpretativos culturais que fortalecem a democracia cultural. Neste contexto, a pesquisa focalizou no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, MG, e seu entrelaçamento com o Projeto Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que capacita estudantes da educação básica local. O estudo visou entender como as práticas pedagógicas do museu influenciam na formação dos mediadores do projeto, bem como a percepção desse local como um ambiente educativo e de lazer. A abordagem metodológica englobou investigação bibliográfica, observação e entrevistas semiestruturadas com vinte envolvidos, elucidando o impacto das iniciativas culturais e formativas do museu na trajetória dos jovens e suas experiências no projeto. O referencial teórico inclui estudos sobre o lazer, sobre museu e seu potencial para a educação e para o lazer, sobre mediação e identidade cultural. A análise dos resultados nos mostra que a mediação cultural é essencial para que os indivíduos tenham um acesso mais efetivo ao seu patrimônio cultural e seus significados, o que favorece a formação educacional por meio do desenvolvimento da linguagem e do letramento, constituição da identidade cultural e confirma o seu pertencimento ao território e à comunidade. Os resultados também confirmaram que o museu pode se constituir como um espaço de lazer e sociabilidade, reforçando a formação educacional cidadã do indivíduo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos do Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectMuseu Casa Guimarães Rosapt_BR
dc.subject.otherMuseuspt_BR
dc.subject.otherMuseus - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherCulturapt_BR
dc.subject.otherLazerpt_BR
dc.titleO museu como um espaço de lazer, educação e linguagens: uma análise das práticas pedagógicas voltadas para o processo de formação de mediadores do grupo Miguilim, no Museu Casa Guimarães Rosapt_BR
dc.title.alternativeThe Museum as a Space for Leisure, Education, and Languages: An Analysis of Pedagogical Practices Aimed at the Formation of Mediators of the Miguilim Group, at the Casa Guimarães Rosa Museumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Stephanie de Oliveira Souza.pdfDissertação de mestrado3.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons