Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69609
Type: Dissertação
Title: O museu como um espaço de lazer, educação e linguagens: uma análise das práticas pedagógicas voltadas para o processo de formação de mediadores do grupo Miguilim, no Museu Casa Guimarães Rosa
Other Titles: The Museum as a Space for Leisure, Education, and Languages: An Analysis of Pedagogical Practices Aimed at the Formation of Mediators of the Miguilim Group, at the Casa Guimarães Rosa Museum
Authors: Stephanie de Oliveira Souza
First Advisor: Diomira Maria Cicci Pinto Faria
First Referee: José Alfredo de Oliveira Debortoli
Second Referee: Martha Marandino
Abstract: O ambiente escolar destaca-se como principal veículo de difusão cultural e desenvolvimento de aprendizagens significativas, permitindo aos alunos um profundo autoconhecimento e compreensão do mundo. Contudo, museus emergem como espaços fundamentais na formação cidadã, indo além da apreciação estética e atuando como centros interpretativos culturais que fortalecem a democracia cultural. Neste contexto, a pesquisa focalizou no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, MG, e seu entrelaçamento com o Projeto Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que capacita estudantes da educação básica local. O estudo visou entender como as práticas pedagógicas do museu influenciam na formação dos mediadores do projeto, bem como a percepção desse local como um ambiente educativo e de lazer. A abordagem metodológica englobou investigação bibliográfica, observação e entrevistas semiestruturadas com vinte envolvidos, elucidando o impacto das iniciativas culturais e formativas do museu na trajetória dos jovens e suas experiências no projeto. O referencial teórico inclui estudos sobre o lazer, sobre museu e seu potencial para a educação e para o lazer, sobre mediação e identidade cultural. A análise dos resultados nos mostra que a mediação cultural é essencial para que os indivíduos tenham um acesso mais efetivo ao seu patrimônio cultural e seus significados, o que favorece a formação educacional por meio do desenvolvimento da linguagem e do letramento, constituição da identidade cultural e confirma o seu pertencimento ao território e à comunidade. Os resultados também confirmaram que o museu pode se constituir como um espaço de lazer e sociabilidade, reforçando a formação educacional cidadã do indivíduo.
Abstract: The school environment stands out as the main vehicle for cultural dissemination and the development of meaningful learning, allowing students deep self-knowledge and understanding of the world. However, museums emerge asfundamental spaces for civic education, going beyond aesthetic appreciation and acting as cultural interpretive centers that strengthen cultural democracy. In this context, the research focused on the Casa Guimarães Rosa Museum in Cordisburgo, MG, and its interconnection with the Miguilim Storytellers Group Project, which operates with the local basic education students. The study aimed to understand how the museum's pedagogical practices influence the formation of the project's mediators, as well as the perception of this place as an educational and leisure environment. The methodological approach included bibliographic research, observation, and semi-structured interviews with twenty participants, elucidating the impact of the museum's cultural and formative initiatives on the trajectory of young people and their experiences in the project. The theoretical framework includes studies on leisure, about museum and its potential for education and leisure, mediation, and cultural identity. The analysis of the results shows us that cultural mediation is essential for individuals to have more effective access to their cultural heritage and its meanings, which favors educational formation through the development of language and literacy, the constitution of cultural identity, and confirms their belonging to the territory and the community. The results also confirmed that the museum can serve as a space for leisure and sociability, reinforcing the individual's civic educational formation.
Subject: Museus
Museus - Aspectos sociais
Cultura
Lazer
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69609
Issue Date: 18-Dec-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Stephanie de Oliveira Souza.pdfDissertação de mestrado3.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons