Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69626
Tipo: Tese
Título: “Como se fosse um grande lote vago da cidade”: possibilidades heterotópicas dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Autor(es): Marcos Paulo de Oliveira Corrêa
primer Tutor: Alexandre de Pádua Carrieri
primer miembro del tribunal : Alfredo Rodrigues Leite da Silva
Segundo miembro del tribunal: Ângela Cristina Salgueiro Marques
Tercer miembro del tribunal: Denise Franca Barros
Cuarto miembro del tribunal: Cristiane Maria Magalhães
Resumen: As transformações dos espaços organizacionais, as diferentes formas de uso e desuso que ocorrem ao longo do tempo, as complexas relações sociais que edificam esses lugares e as práticas sociais que almejam desviar ou contrapor o âmbito formal ali estabelecido, em conjunto, podem reunir características socioculturais e econômicas que revelam a forma como determinados grupos sociais se relacionam e as malhas de poder nelas existentes. Nesta tese, analisamos os diversos fatores e acontecimentos que constituíram o percurso histórico do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado em Belo Horizonte/MG, bem do patrimônio cultural belo-horizontino e mineiro e que reúne diversos saberes e relações de poder. Em especial, como objeto de estudo desta pesquisa, nos aprofundamos em um debate em torno das transformações funcionais ocorridas em uma determinada área do Parque, inicialmente ocupada pelo seu zelador, demonstrando como um mesmo espaço figura em diferentes narrativas durante a sua constante, ou ainda inacabada, reconstrução. Propomos uma analítica que incorpora, sobretudo, os princípios das heterotopias de Foucault (2013), integrando também, de forma complementar, as perspectivas teóricas exploradas por Lefebvre (1974) e por De Certeau (1974). Dentre os resultados, corroboramos a noção de que o planejamento urbano pode ser observado a partir do conjunto de manifestações heterotópicas que constantemente configuram e sobrepõem camadas na realidade física e social dos espaços sociais. As inúmeras transformações ocorridas na tríade “concebido-percebido-vivido”, em meio às reações diante das “estratégias” e “táticas” apresentadas pelos indivíduos e organizações, corroboram a existência de tensões entre os diferentes interesses e forças em um mesmo lugar (políticos, econômicos e sociais). O Parque não apenas reflete as relações de poder e as repercussões das políticas públicas ali impostas, mas também possibilita as subversões e um processo contínuo de reconfiguração. O conceito de heterotopia, portanto, nos possibilita refletir sobre a realidade do espaço social formado por aqueles que moldaram a história do Parque, considerando a representação dos locais que emergem das interações na sociedade. O campo de pesquisa analisado, assim, transcende o espaço físico de interação com as pessoas e os seus ambientes imediatos, abordando, também, a dimensão heterotópica que ultrapassa os limites espaciais do estudo.
Abstract: The transformations of organizational spaces, the different forms of use and disuse that occur over time, the complex social relationships that build these places and the social practices that aim to deviate or oppose the formal scope established there, together, can bring together sociocultural characteristics and economic ones that reveal the way in which certain social groups relate to each other and the networks of power that exist within them. In this thesis, we analyze the various factors and events that constituted the historical path of the Américo Renné Giannetti Municipal Park, located in Belo Horizonte/MG, as well as the cultural heritage of Belo Horizonte and Minas Gerais and which brings together diverse knowledge and power relations. In particular, as the object of study of this research, we delve into a debate surrounding the functional transformations that occurred in a certain area of the Park, initially occupied by its caretaker, demonstrating how the same space figures in different narratives during its constant existence, or even unfinished, reconstruction. We propose an analysis that incorporates, above all, the principles of Foucault's heterotopias (2013), also integrating, in a complementary way, the theoretical perspectives explored by Lefebvre (1974) and De Certeau (1974). Among the results, we corroborate that city planning can be observed from the set of heterotopic manifestations that constantly configure and overlap layers in the physical and social reality of social spaces. The countless transformations that occurred in the “conceived-perceived-experienced” triad, amid reactions to the “strategies” and “tactics” presented by individuals and organizations, corroborate the existence of tensions between different interests and forces in the same place (political , economic and social). The Park not only reflects power relations and the repercussions of public policies imposed there, but also enables subversions and a continuous process of reconfiguration. The concept of heterotopia, therefore, allows us to reflect on the reality of the social space formed by those who shaped the Park's history, considering the representation of places that emerge from interactions in society. The research field analyzed, therefore, transcends the physical space of interaction with people and their immediate environments, also addressing the heterotopic dimension that goes beyond the spatial limits of the study.
Asunto: Planejamento urbano
Espaços públicos
Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69626
Fecha del documento: 18-mar-2024
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese_Marcos P O Corrêa_Versão Final_18 03 2024.pdfTese de Doutorado Marcos Paulo de Oliveira Corrêa12.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.