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http://hdl.handle.net/1843/69674
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação à distância e saúde das populações rurais: uma contribuição para a educação de médicos que atuam em áreas rurais no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Distance education and health of rural populations: a contribution to the education of physicians working in rural areas in Brazil |
Autor(es): | Sara Shirley Belo Lança Marcelo Pellizzaro Dias Afonso Raphael Augusto Teixeira de Aguiar Ângela Moreira Edgard Antônio Alves de Paiva Janaína Neres |
Resumo: | O presente artigo busca apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos utilizados na produção de um curso na modalidade à distância, autoinstrucional voltado para profissionais médicos que atuam no cuidado à saúde de populações que residem em áreas rurais. A construção do curso foi norteada pela teoria da aprendizagem significativa e educação problematizadora, integradas ao modelo de design instrucional fixo e modelo ADDIE (Analyze, Design, Develop, Implement, Evaluate) como referenciais metodológicos propostos para desenvolvimento de cursos presenciais e à distância. Buscou-se, com esta iniciativa, contribuir para a ampliação do conhecimento e a disseminação de recursos educacionais abertos sobre a temática, colaborando, assim, para a melhoria da qualidade dos serviços em saúde. |
Abstract: | This article aims to present the theoretical and methodological foundations used to develop a self-instructional, distance learning course focused on medical professionals who work in rural areas. The course was developed considering, as its theoretical framework, the theory of meaningful learning and problem-posing education, as well as the fixed instructional design model and the ADDIE-model (Analyze, Design, Develop, Implement, Evaluate). Through this initiative, we attempted to contribute to the expansion of knowledge and the dissemination of open educational resources regarding rural areas, aiming to improve the quality of health care in this context. |
Assunto: | Educação a distância Saúde da população rural Educação em saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/69674 |
Data do documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6318 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Saúde & transformação social |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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Educação à distância e saúde das populações rurais_ uma contribuição para a educação de médicos que atuam em áreas rurais no Brasil.pdf | 289.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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