Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/69674
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação à distância e saúde das populações rurais: uma contribuição para a educação de médicos que atuam em áreas rurais no Brasil
Título(s) alternativo(s): Distance education and health of rural populations: a contribution to the education of physicians working in rural areas in Brazil
Autor(es): Sara Shirley Belo Lança
Marcelo Pellizzaro Dias Afonso
Raphael Augusto Teixeira de Aguiar
Ângela Moreira
Edgard Antônio Alves de Paiva
Janaína Neres
Resumo: O presente artigo busca apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos utilizados na produção de um curso na modalidade à distância, autoinstrucional voltado para profissionais médicos que atuam no cuidado à saúde de populações que residem em áreas rurais. A construção do curso foi norteada pela teoria da aprendizagem significativa e educação problematizadora, integradas ao modelo de design instrucional fixo e modelo ADDIE (Analyze, Design, Develop, Implement, Evaluate) como referenciais metodológicos propostos para desenvolvimento de cursos presenciais e à distância. Buscou-se, com esta iniciativa, contribuir para a ampliação do conhecimento e a disseminação de recursos educacionais abertos sobre a temática, colaborando, assim, para a melhoria da qualidade dos serviços em saúde.
Abstract: This article aims to present the theoretical and methodological foundations used to develop a self-instructional, distance learning course focused on medical professionals who work in rural areas. The course was developed considering, as its theoretical framework, the theory of meaningful learning and problem-posing education, as well as the fixed instructional design model and the ADDIE-model (Analyze, Design, Develop, Implement, Evaluate). Through this initiative, we attempted to contribute to the expansion of knowledge and the dissemination of open educational resources regarding rural areas, aiming to improve the quality of health care in this context.
Assunto: Educação a distância
Saúde da população rural
Educação em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69674
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6318
metadata.dc.relation.ispartof: Saúde & transformação social
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.