Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/69828
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relações entre produção científica e indicadores de matrículas no censo escolar em Porto Velho-RO no contexto da inclusão
Título(s) alternativo(s): Relationships between scientific production and enrollment indicators in the school census of Porto Velho-RO in the context of inclusion
Autor(es): Neusa Terezinha da Rocha Santos
Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumen: Este trabalho teve como objetivo principal buscar relações entre os dados referentes aos indicadores de matrícula dos alunos do público-alvo da Educação Especial no ano de 2018 em Porto Velho/RO e as produções acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Escolar de Rondônia. A pesquisa, documental e descritiva, utilizou como fontes a sinopse estatística da Educação Básica do Censo de 2018 e buscas das dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) e Educação Escolar (Mestrado Profissional). O perfil da Educação Especial no município pesquisado, tanto em classes comuns quanto em classes exclusivas, caracterizou-se pela prevalência significativa de matrículas de estudantes com deficiência intelectual, seguida pela matrícula de alunos com transtorno do espectro autista e deficiência física. A produção de conhecimento sistematizada indicou uma prevalência de produções na área da surdez. Os dados obtidos sugerem que: a) as futuras pesquisas realizadas no município estejam voltadas para os aspectos de avaliação e diagnóstico desse público-alvo matriculado; b) que as pesquisas continuem fomentando as discussões acerca dessas demandas, especialmente, em relação às práticas pedagógicas e formação docente.
Abstract: This work had as main objective to search for relations between the data referring to the enrollment indicators of the students of the Special Education target group in 2018 in Porto Velho / RO and the academic productions of the Graduate Programs in Education and School Education of Rondônia. The research, documentary and descriptive, used as a source the statistical synopsis of Basic Education of the 2018 Census and seeks dissertations from the Graduate Programs in Education (Academic Master) and School Education (Professional Master). The profile of Special Education in the municipality surveyed, in common and exclusive classes, was characterized by the significant prevalence of enrollments of students with intellectual disabilities, followed by the enrollment of students with autism spectrum disorder and physical disability. The production of systematized knowledge indicated the prevalence of productions in the area of deafness. The data obtained suggest that: a) future research carried out in the municipality is focused on the aspects of evaluation and diagnosis of this registered target audience; b) the research continues to encourage discussions about these demands, mainly in relation to pedagogical practices and teacher training.
Asunto: Educação especial
Produção científica
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/69828
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/517
metadata.dc.relation.ispartof: Inovação e formação
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.