Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/69937
Type: Dissertação
Title: Plano de classificação da área de educação escolar do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro: proposta de unificação das funções e tipologia documental
Authors: Patrícia de Mello Silva
First Advisor: Adalson de Oliveira Nascimento
First Referee: Danilo André Cinacchi Bueno
Second Referee: Cintia Aparecida Chagas
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto os planos de classificação de documentos de órgãos relacionados à educação escolar desenvolvidos no contexto do Programa de Gestão de Documentos do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo desta dissertação é definir um plano de classificação a partir da unificação das funções e tipologia documental para a área de educação escolar. Nesse sentido, a pesquisa foi amparada nos estudos de identificação arquivística que abordam os parâmetros da Diplomática e da Tipologia Documental com fundamento teórico metodológico da identificação e sua relação com a classificação arquivística. Com a ampliação da Diplomática, surgiram novas abordagens teórico-metodológicas para a identificação de documentos de arquivo que passam a ser reconhecidos no contexto de suas atividades administrativas e aplicadas como base para a elaboração de instrumentos de gestão de documentos e tratamento de massas documentais acumuladas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, mediante estudo documental e bibliográfico, por meio da qual se buscou identificar as funções, as atividades e consequentemente os tipos documentais semelhantes que permitam definir um plano de classificação para a área de educação escolar. Foram realizados estudos técnicos comparativos com base nos instrumentos oficiais que regulamentam a finalidade e estrutura orgânica, bem como as competências e atribuições da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas, e Formação de Servidores do Rio de Janeiro (Ceperj). Buscou-se compreender o percurso histórico da legislação educacional brasileira e a base legal que orienta atualmente a educação brasileira, mais especificamente o Sistema de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, de modo a conhecer sua organização e seu funcionamento. Por fim, pretende-se que os resultados do procedimento de unificação de funções, representados no plano de classificação, sirvam de referência para instituições da área de educação em outros estados, municípios ou até mesmo em nível federal.
Abstract: This research aims to classify documents from government agencies related to school education developed in the context of the Records Management Program of the executive branch of the State of Rio de Janeiro. The objective of this dissertation is to define a classification plan based on the unification of functions and documentary typology for the area of school education. In this sense, the research is supported by archival identification studies that address the parameters of Diplomatic and Documentary Typology with a theoretical and methodological basis for identification and its relationship with archival classification. With the expansion of Diplomatic, new theoretical-methodological approaches emerge for the identification of archival documents that begin to be recognized in the context of their administrative activities and applied as a basis for the development of records management instruments and treatment of accumulated document masses. A qualitative approach is adopted, through documentary and bibliographical study through which we seek to identify the functions, activities and consequently similar document types that allow defining a classification plan for the area of school education. Comparative technical studies are carried out based on official instruments that regulate the purpose, organic structure, competencies and attributions of the State Department of Education (Seeduc), Technical School Support Foundation (Faetec), State University of Rio de Janeiro (Uerj) and State Center of Statistics, Research, and Staff Training in Rio de Janeiro (Ceperj). It seeks to understand the historical path of Brazilian educational legislation and the legal basis that currently guides Brazilian education and, specifically, the Education System of the State of Rio de Janeiro, in order to understand its organization and functioning. Finally, it is intended that the results of the function unification procedure, represented in the classification plan, serve as a reference for educational institutions in other states, municipalities or even at the federal level.
Subject: Ciência da informação
Classificação – Arquivos
Informação arquivística
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/69937
Issue Date: 27-Nov-2023
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