Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/70051
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Infância, educação popular e movimentos sociais: pesquisa sobre pesquisas |
Título(s) alternativo(s): | Childhood, popular education and social movements: a research about researches |
Autor(es): | Ademilson de Sousa Soares |
Resumen: | O texto examina as condições de produção de base de dados sobre pesquisas para, com e sobre criança, infância e Educação Infantil, identificando estudos realizados sobre a relação entre infância, educação popular e movimentos sociais. O trabalho é de natureza teórica e bibliográfica e se situa no campo da metapesquisa, ou seja, trata-se de uma pesquisa sobre pesquisas. Um total de 2.246 trabalhos acadêmicos foi catalogado, sendo 1.055 dissertações (46,97%), 395 teses (17,58%), 395 trabalhos da ANPEd (17,58%) e 401 artigos (17,87%). Desse conjunto, apenas seis pesquisas tematizam especificamente a relação entre educação popular, movimentos sociais e infância. Concluímos que a metapesquisa e a utilização de bases de dados são estratégias relevantes para valorizar, fortalecer e qualificar as investigações que estamos conduzindo nas universidades brasileiras e em outros centros de pesquisa. |
Abstract: | The text examines the conditions of database production on research for, with and about children, childhood and Early Childhood Education, identifying studies conducted on the relationship between childhood, popular education and social movements. The work is theoretical and bibliographic in nature and is located in the field of metaresearch, which is a research about researches. A total of 2,246 academic papers were catalogued, including 1,055 dissertations (46.97%), 395 theses (17.58%), 395 ANPEd papers (17.58%) and 401 articles (17.87%). Of this collection, only six studies specifically had as a theme the relationship between popular education, social movements and childhood. We conclude that metaresearch and the use of databases are relevant strategies to value, strengthen and qualify the investigations we are conducting in Brazilian universities and other research centers. |
Asunto: | Educação infantil Infância e juventude Educação popular Educação -- Pesquisa |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.14393/REP-2022-64251 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70051 |
Fecha del documento: | 29-ago-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64251 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista de Educação Popular |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Infância, educação popular e movimentos sociais.pdf | 279.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.