Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70218
Tipo: Tese
Título: A representação da natureza selvagem no cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzog
Título(s) alternativo(s): The representation of wild nature in cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzog
Autor(es): Filipe Freitas Chaves
Primeiro Orientador: Luiz Roberto Pinto Nazario
Primeiro membro da banca : Leonardo Álvares Vidigal
Segundo membro da banca: Evandro José Lemos da Cunha
Terceiro membro da banca: Sérgio Henrique Carvalho Vilaça
Quarto membro da banca: Elisabeth Kimie Kitamura
Resumo: Desde a Pré-História, o ser humano faz imagens representando o mundo natural ao seu redor. Da arte paleolítica, passando pela pintura moderna e pela fotografia, até chegarmos ao cinema, diferentes povos tentaram representar a natureza conforme as ideias que tiveram dela numa determinada época. O conceito de natureza é plural e condicionado ao período e local de onde se pronuncia; baseio-me no conceito formulado pelo Ocidente, que impôs suas ideias à maioria dos povos que colonizou. Os filmes de vida selvagem e história natural cresceram em popularidade e se tornaram uma importante fonte de informação científica e de entretenimento, sobretudo para uma sociedade leiga em questões relacionadas ao mundo natural. No entanto, podemos perceber que, em termos estéticos/narrativos, muitos desses filmes documentários foram ignorados por críticos e estudiosos do cinema e da televisão. Partindo dessa constatação, o objetivo da pesquisa é analisar especificamente a linguagem cinematográfica e televisiva e investigar como evoluíram os diversos discursos narrativos e estéticos de filmes e séries de TV sobre a natureza selvagem a partir do surgimento das primeiras produções do gênero, no fim do século XIX, até os dias atuais. Será destacado o trabalho de três diretores que influenciaram (e ainda influenciam) diversos realizadores: Jacques-Yves Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzog, cada qual com seu modo peculiar de representar a natureza selvagem.
Abstract: Since prehistoric times, humans have made images representing the natural world around them. From Paleolithic art, through modern painting and photography to cinema, different people have tried to represent nature according to the ideas they had of it at a given time. The concept of nature is plural and conditioned by the period and place from which it is expressed; I am based on the concept formulated by the West, which imposed its ideas on the majority of the people it colonized. Wildlife and natural history films have grown in popularity and have become an important source of scientific information and entertainment, particularly for a society that is uneducated in matters relating to the natural world. However, we can see that, in aesthetic/narrative terms, many of these documentary films were ignored by critics and film and television scholars. Based on this finding, the objective of the research is to specifically analyze cinematographic and television language and investigate how the different narrative and aesthetic discourses of films and TV series about wild nature evolved from the emergence of the first productions of the genre at the end of the century XIX, to the present day. The work of three directors who influenced (and still influence) several directors will be highlighted: Jacques-Yves Cousteau, Adrian Cowell and Werner Herzog, each with their own peculiar way of representing wild nature.
Assunto: Cousteau, Jacques Yves
Cowell, Adrian, 1934-
Herzog, Werner, 1942-
Documentário (Cinema)
Natureza
Cinema - Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70218
Data do documento: 30-Nov-2023
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Tese_Final_Filipe Freitas Chaves.pdfTese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Artes. Área de concentração: Cinema. Título: A representação da natureza selvagem no cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell & Werner Herzog15.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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