Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Roberto Pinto Nazariopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6941387272802380pt_BR
dc.contributor.referee1Leonardo Álvares Vidigalpt_BR
dc.contributor.referee2Evandro José Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.referee3Sérgio Henrique Carvalho Vilaçapt_BR
dc.contributor.referee4Elisabeth Kimie Kitamurapt_BR
dc.creatorFilipe Freitas Chavespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2168887245147922pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-11T12:51:28Z-
dc.date.available2024-07-11T12:51:28Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70218-
dc.description.abstractSince prehistoric times, humans have made images representing the natural world around them. From Paleolithic art, through modern painting and photography to cinema, different people have tried to represent nature according to the ideas they had of it at a given time. The concept of nature is plural and conditioned by the period and place from which it is expressed; I am based on the concept formulated by the West, which imposed its ideas on the majority of the people it colonized. Wildlife and natural history films have grown in popularity and have become an important source of scientific information and entertainment, particularly for a society that is uneducated in matters relating to the natural world. However, we can see that, in aesthetic/narrative terms, many of these documentary films were ignored by critics and film and television scholars. Based on this finding, the objective of the research is to specifically analyze cinematographic and television language and investigate how the different narrative and aesthetic discourses of films and TV series about wild nature evolved from the emergence of the first productions of the genre at the end of the century XIX, to the present day. The work of three directors who influenced (and still influence) several directors will be highlighted: Jacques-Yves Cousteau, Adrian Cowell and Werner Herzog, each with their own peculiar way of representing wild nature.pt_BR
dc.description.resumoDesde a Pré-História, o ser humano faz imagens representando o mundo natural ao seu redor. Da arte paleolítica, passando pela pintura moderna e pela fotografia, até chegarmos ao cinema, diferentes povos tentaram representar a natureza conforme as ideias que tiveram dela numa determinada época. O conceito de natureza é plural e condicionado ao período e local de onde se pronuncia; baseio-me no conceito formulado pelo Ocidente, que impôs suas ideias à maioria dos povos que colonizou. Os filmes de vida selvagem e história natural cresceram em popularidade e se tornaram uma importante fonte de informação científica e de entretenimento, sobretudo para uma sociedade leiga em questões relacionadas ao mundo natural. No entanto, podemos perceber que, em termos estéticos/narrativos, muitos desses filmes documentários foram ignorados por críticos e estudiosos do cinema e da televisão. Partindo dessa constatação, o objetivo da pesquisa é analisar especificamente a linguagem cinematográfica e televisiva e investigar como evoluíram os diversos discursos narrativos e estéticos de filmes e séries de TV sobre a natureza selvagem a partir do surgimento das primeiras produções do gênero, no fim do século XIX, até os dias atuais. Será destacado o trabalho de três diretores que influenciaram (e ainda influenciam) diversos realizadores: Jacques-Yves Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzog, cada qual com seu modo peculiar de representar a natureza selvagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectNatureza selvagempt_BR
dc.subjectRepresentação da natureza selvagempt_BR
dc.subjectFilmes de vida selvagempt_BR
dc.subject.otherCousteau, Jacques Yvespt_BR
dc.subject.otherCowell, Adrian, 1934-pt_BR
dc.subject.otherHerzog, Werner, 1942-pt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.otherNaturezapt_BR
dc.subject.otherCinema - Linguagempt_BR
dc.titleA representação da natureza selvagem no cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzogpt_BR
dc.title.alternativeThe representation of wild nature in cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell e Werner Herzogpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Final_Filipe Freitas Chaves.pdfTese apresentada ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Artes. Área de concentração: Cinema. Título: A representação da natureza selvagem no cinema: Jacques Cousteau, Adrian Cowell & Werner Herzog15.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons