Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70251
Tipo: Tese
Título: De volta ao ponto de partida: o tempo cíclico em narrativas complexas nos filmes de ficção
Autor(es): Mauro Nascimento Clemente
primer Tutor: Luiz Roberto Pinto Nazario
primer miembro del tribunal : Ana Lúcia Menezes de Andrade
Segundo miembro del tribunal: Soraia Nogueira Garabini
Tercer miembro del tribunal: Leonardo Álvares Vidigal
Cuarto miembro del tribunal: Juan Francisco Celín Robalino
Resumen: Esta pesquisa busca compreender a relação entre os conceitos de “tempo” na construção das narrativas complexas dos filmes Feitiço do tempo (Groundhog day, 1993), de Harold Ramis; Corra, Lola, corra (Lolla rennt, 1998), de Tom Tykwer; e Crimes temporais (Los cronocrímenes, 2007), de Nacho Vigalondo; e como estes se utilizaram de um modelo de tempo sintético alternativo, o time loop. Para tal, realiza uma análise fílmica destas obras, utilizando a “Teoria da Narração”, de David Bordwell, em sua obra Narration in the fiction film (1985), como instrumento metodológico. Procura-se refletir sobre a relação do tempo e suas possibilidades com as práticas de uma produção audiovisual, tendo ainda como base o aporte teórico de autores como Jacques Aumont, Marcel Martin, Belá Balázs, Andrei Tarkovski, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Allan Cameron, Robert Stam, entre outros. Observa-se que estes três filmes, além de qualificarem-se como narrativas complexas, também utilizam um modelo de tempo cíclico na montagem, que determina a narração circular ao voltar ao mesmo momento emblemático da história. Este momento revela-se uma espécie de encruzilhada, em que as personagens principais tentam solucionar os problemas propostos pelas tramas. Ao voltar a este ponto de retorno, os protagonistas podem, então, experimentar diferentes soluções, e a cada ação distinta um novo final possível é gerado.
Abstract: This research seeks to understand the relation between the concepts of "time" in the construction of the complex narratives of the films Groundhog day (1993), by Harold Ramis; Run, Lola, run" (Lolla rennt, 1998), by Tom Tykwer; and Timecrimes (Los cronocrímenes, 2007), by Nacho Vigalondo; and how they used an alternative synthetic time model, the time loop. To this end, it will carry out a film analysis of these films, using the “Theory of narration”, by David Bordwell, in his work Narration in the fiction film (1985), as a methodological tool. It seeks to reflect on the relation of time and its possibilities with the practices of an audiovisual production, based on the theoretical contribution of authors such as Jacques Aumont, Marcel Martin, Belá Balázs, Andrei Tarkovski, Sergei Eisenstein, Gilles Deleuze, Allan Cameron, Robert Stam, among others. It is observed that these three films, in addition to qualifying themselves as complex narratives, also used a cyclical time model in the editing, which determines the circular narration when returning to the same emblematic moment of the story. This moment will be a kind of crossroads, in which the main characters will try to solve the problems posed by the plots. Back to this point of return, the protagonists can, then, experiment with different solutions, and, with each different action, a new possible ending will be generated.
Asunto: Tempo no cinema
Percepção temporal
Filmes de ficção científica
Cinema - Produção e direção
Cinema
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70251
Fecha del documento: 29-feb-2024
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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