Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70255
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As políticas de ações afirmativas e a (des) racialização da universidade: em debate a UFRB e seu projeto de universidade negra
Título(s) alternativo(s): Affirmative action policies and the (de)racialization of the university: the UFRB and its black university project under debate
Las políticas de acciones positivas y la (des)racialización de la universidad: la UFRB y su proyecto de universidad negra en debate
Autor(es): Natália Silva Colen
Rodrigo Ednilson de Jesus
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as reverberações produzidas pelas políticas de ações afirmativas e o projeto de universidade negra desenvolvidos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia a partir da atuação implicada e engajada de gestores/as negros/as responsáveis pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da universidade. Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito sujeitos envolvidos na gestão da PROPAAE entre os anos de 2009 e 2016. A pesquisa revelou que os programas e propostas encampados por esses sujeitos produziram uma política orientada pelo vislumbre de um projeto de universidade ancorado na perspectiva da igualdade e da equidade racial que pode se materializar por meio das ações afirmativas.
Abstract: The purpose of this article is to discuss the reverberations of the affirmative action policies and the black university project developed by the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB -Brazil), considering the dedicated and committed actions of black managers and directors in charge of the Department of Affirmative Action and Student Affairs (PROPAAE). This article is the result of a qualitative study in which eight semi-structured interviews were conducted with eight subjects involved in the administration of that Department during 2009-2016. The study reveals that the programs and proposals promoted by those subjects encouraged policies based both on affirmative action and on the conception of a university that is rooted in racial equality and equity perspectives.
Assunto: Programas de ação afirmativa
Igualdade racial
Negros -- Educação (Superior)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64903
URI: http://hdl.handle.net/1843/70255
Data do documento: 1-Mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64903
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Educação e Políticas em Debate
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