Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/70255
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As políticas de ações afirmativas e a (des) racialização da universidade: em debate a UFRB e seu projeto de universidade negra |
Título(s) alternativo(s): | Affirmative action policies and the (de)racialization of the university: the UFRB and its black university project under debate Las políticas de acciones positivas y la (des)racialización de la universidad: la UFRB y su proyecto de universidad negra en debate |
Autor(es): | Natália Silva Colen Rodrigo Ednilson de Jesus |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar as reverberações produzidas pelas políticas de ações afirmativas e o projeto de universidade negra desenvolvidos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia a partir da atuação implicada e engajada de gestores/as negros/as responsáveis pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da universidade. Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito sujeitos envolvidos na gestão da PROPAAE entre os anos de 2009 e 2016. A pesquisa revelou que os programas e propostas encampados por esses sujeitos produziram uma política orientada pelo vislumbre de um projeto de universidade ancorado na perspectiva da igualdade e da equidade racial que pode se materializar por meio das ações afirmativas. |
Abstract: | The purpose of this article is to discuss the reverberations of the affirmative action policies and the black university project developed by the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB -Brazil), considering the dedicated and committed actions of black managers and directors in charge of the Department of Affirmative Action and Student Affairs (PROPAAE). This article is the result of a qualitative study in which eight semi-structured interviews were conducted with eight subjects involved in the administration of that Department during 2009-2016. The study reveals that the programs and proposals promoted by those subjects encouraged policies based both on affirmative action and on the conception of a university that is rooted in racial equality and equity perspectives. |
Assunto: | Programas de ação afirmativa Igualdade racial Negros -- Educação (Superior) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64903 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70255 |
Data do documento: | 1-Mar-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64903 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As políticas de ações afirmativas e a (des) racialização da universidade.pdf | 322.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.