Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70354
Tipo: Dissertação
Título: Mapeamento dos alunos da Educação Especial na Educação do Campo em Minas Gerais - um estudo censitário (2014-2020)
Autor(es): Augusto César Cardoso Mendes
Primeiro Orientador: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
Primeiro Coorientador: Michele Aparecida de Sá
Primeiro membro da banca : Washington Cesar Shoi Nozu
Segundo membro da banca: Maria Isabel Antunes Rocha
Resumo: O presente estudo realizou uma investigação censitária no período de 2014 a 2020, por meio dos microdados obtidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a fim de realizar um mapeamento das matrículas da Educação Especial na Educação do Campo no estado de Minas Gerais. Adicionalmente, o estudo se propôs a identificar a situação das escolas do campo no estado, no que se refere à acessibilidade, infraestrutura, salas multifuncionais e o território em que estão localizadas, bem como verificar as matrículas dos estudantes da Educação Especial, a partir do sexo, cor/raça e modalidade de ensino. As bases teóricas utilizadas compreendem a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o enfoque crítico e filosófico do Materialismo Histórico-Dialético (MHD). A metodologia empregada consistiu no processamento dos dados por meio do software SPSS, com ênfase na análise estatística e interpretativa. Para embasar a discussão, utilizou-se o documento "Diretrizes da Educação do Campo do Estado de Minas Gerais", publicado em 2015, considerando a análise dos dados anteriores a esse marco temporal (2014) e os subsequentes (2015 a 2020). Esse enfoque colaborou na observação e compreensão da realidade da Educação Especial na Educação do Campo em Minas Gerais. Observou-se que as matrículas de alunos da Educação Especial na Educação do Campo permaneceram relativamente estáveis ao longo do período estudado, sem variações expressivas de crescimento ou redução após a implementação das diretrizes em 2015. Dessa maneira, conclui-se que as estruturas das escolas apresentaram uma melhora específica em determinados pontos, como banheiros dentro dos prédios, fornecimento de água potável e energia elétrica. Todavia, algumas melhorias não foram sistémicas, uma vez que a acessibilidade dentro dos espaços escolares ainda apresenta falhas específicas.
Abstract: The present study carried out a census investigation from 2014 to 2020, using microdata obtained by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), in order to carry out a mapping of Special Education enrollments in Rural Education in the state from Minas Gerais. Additionally, the study set out to identify the situation of rural schools in the state, with regard to accessibility, infrastructure, multifunctional rooms and the territory in which they are located, as well as verify the enrollment of Special Education students, based on the sex, color/race and teaching modality. The theoretical bases used include Historical-Critical Pedagogy, Historical-Cultural Psychology and the critical and philosophical approach of Historical-Dialetic Materialism (MHD). The methodolo gy used consisted of data processing using SPSS software, with an emphasis on statistical and interpretative analysis. To support the discussion, the document "Diretrizes da Educação do Campo do Estado de Minas Gerais" was used, published in 2015, considering the analysis of data prior to this time frame (2014) and subsequent ones (2015 to 2020). This focus contributed to the observation and understanding of the reality of Special Education in Rural Education in Minas Gerais. It was observed that enrollment of students in Special Education in Rural Education remained relatively stable throughout the period studied, without significant variations in growth or reduction after the implementation of the guidelines in 2015. Therefore, it is concluded that School structures showed a specific improve ment in certain areas, such as bathrooms inside the buildings, supply of drinking water and electricity. However, some improvements were not systemic, as accessibility within school spaces still presents specific flaws.
Assunto: Educação
Educação especial
Educação rural
Exclusão educacional
Políticas públicas - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70354
Data do documento: 29-Set-2023
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