Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70354
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5621711552244157pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Michele Aparecida de Sápt_BR
dc.contributor.referee1Washington Cesar Shoi Nozupt_BR
dc.contributor.referee2Maria Isabel Antunes Rochapt_BR
dc.creatorAugusto César Cardoso Mendespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9202752066289866pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T10:30:34Z-
dc.date.available2024-07-12T10:30:34Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70354-
dc.description.abstractThe present study carried out a census investigation from 2014 to 2020, using microdata obtained by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), in order to carry out a mapping of Special Education enrollments in Rural Education in the state from Minas Gerais. Additionally, the study set out to identify the situation of rural schools in the state, with regard to accessibility, infrastructure, multifunctional rooms and the territory in which they are located, as well as verify the enrollment of Special Education students, based on the sex, color/race and teaching modality. The theoretical bases used include Historical-Critical Pedagogy, Historical-Cultural Psychology and the critical and philosophical approach of Historical-Dialetic Materialism (MHD). The methodolo gy used consisted of data processing using SPSS software, with an emphasis on statistical and interpretative analysis. To support the discussion, the document "Diretrizes da Educação do Campo do Estado de Minas Gerais" was used, published in 2015, considering the analysis of data prior to this time frame (2014) and subsequent ones (2015 to 2020). This focus contributed to the observation and understanding of the reality of Special Education in Rural Education in Minas Gerais. It was observed that enrollment of students in Special Education in Rural Education remained relatively stable throughout the period studied, without significant variations in growth or reduction after the implementation of the guidelines in 2015. Therefore, it is concluded that School structures showed a specific improve ment in certain areas, such as bathrooms inside the buildings, supply of drinking water and electricity. However, some improvements were not systemic, as accessibility within school spaces still presents specific flaws.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo realizou uma investigação censitária no período de 2014 a 2020, por meio dos microdados obtidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a fim de realizar um mapeamento das matrículas da Educação Especial na Educação do Campo no estado de Minas Gerais. Adicionalmente, o estudo se propôs a identificar a situação das escolas do campo no estado, no que se refere à acessibilidade, infraestrutura, salas multifuncionais e o território em que estão localizadas, bem como verificar as matrículas dos estudantes da Educação Especial, a partir do sexo, cor/raça e modalidade de ensino. As bases teóricas utilizadas compreendem a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o enfoque crítico e filosófico do Materialismo Histórico-Dialético (MHD). A metodologia empregada consistiu no processamento dos dados por meio do software SPSS, com ênfase na análise estatística e interpretativa. Para embasar a discussão, utilizou-se o documento "Diretrizes da Educação do Campo do Estado de Minas Gerais", publicado em 2015, considerando a análise dos dados anteriores a esse marco temporal (2014) e os subsequentes (2015 a 2020). Esse enfoque colaborou na observação e compreensão da realidade da Educação Especial na Educação do Campo em Minas Gerais. Observou-se que as matrículas de alunos da Educação Especial na Educação do Campo permaneceram relativamente estáveis ao longo do período estudado, sem variações expressivas de crescimento ou redução após a implementação das diretrizes em 2015. Dessa maneira, conclui-se que as estruturas das escolas apresentaram uma melhora específica em determinados pontos, como banheiros dentro dos prédios, fornecimento de água potável e energia elétrica. Todavia, algumas melhorias não foram sistémicas, uma vez que a acessibilidade dentro dos espaços escolares ainda apresenta falhas específicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInterfacept_BR
dc.subjectMicrodadospt_BR
dc.subjectExclusão educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherExclusão educacionalpt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicas - Educaçãopt_BR
dc.titleMapeamento dos alunos da Educação Especial na Educação do Campo em Minas Gerais - um estudo censitário (2014-2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0249-0026pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de mestrado- Augusto César - finalizada - 11-12-2023.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons