Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70355
Tipo: Dissertação
Título: Jovens voluntários(as) de um cursinho popular de uma universidade pública: os sentidos e significados da experiência
Autor(es): Izabella Rodrigues Alves
Primeiro Orientador: Geraldo Magela Pereira Leão
Primeiro Coorientador: Symaira Poliana Nonato
Primeiro membro da banca : Camila Zucon Ramos de Siqueira
Segundo membro da banca: Bréscia França Nonato
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo compreender as experiências dos(as) jovens que atuaram como voluntários(as) no Cursinho Popular Guimarães Rosa (CPGR), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no segundo semestre de 2022. A elaboração da pesquisa partiu da discussão de referências teóricas acerca da Sociologia da Juventude e da experiência social, as quais contribuíram para as análises das trajetórias individuais de cada jovem, dos diferentes contextos de vida, do entrecruzamento de vivências diversas e dos sentidos e significados que eles têm atribuído à atuação como voluntários do cursinho popular. A pesquisa também dialogou com referenciais teóricos acerca dos percursos dos cursinhos populares e da extensão universitária no Brasil, que embasaram a investigação do histórico, da organização e do funcionamento dos cursinhos populares na UFMG. Dessa forma, o estudo ajuda a ampliar os diálogos entre as temáticas das juventudes, dos cursinhos populares e da extensão universitária. Para isso, o campo metodológico da pesquisa foi dividido em cinco fases. A primeira fase contou com o levantamento dos cursinhos populares da UFMG, por meio da plataforma do Sistema de Informação da Extensão (SIEX) da pró-reitoria de extensão da referida universidade, sendo possível conhecer o histórico deles. Na segunda fase, foi aplicado um questionário para os(as) integrantes dos cursinhos populares ativos como projetos de extensão da UFMG no ano de 2022 a fim de consultar os dados atualizados em relação às formas de organização e funcionamento. A partir disso, foi selecionado o CPGR, localizado na Faculdade de Medicina da UFMG, como campo de pesquisa. Na terceira fase da pesquisa, foi elaborado o histórico desse cursinho, por meio de uma entrevista semiestruturada com seus(suas) fundadores(as). Na quarta etapa da pesquisa, aplicou-se um questionário socioeconômico e cultural para os(as) voluntários(as) do cursinho com o objetivo de delinear o perfil dos sujeitos. Na última etapa, seis jovens foram escolhidos(as) para participar das entrevistas semiestruturadas, buscando o aprofundamento e a análise dos sentidos e significados atribuídos à experiência no CPGR. No que se refere aos resultados, foram identificados oito cursinhos populares na UFMG que também são projetos de extensão, e sete deles surgiram entre os anos de 2018 e 2020. No caso do CPGR, o questionário apontou que, predominantemente, os(as) voluntários(as) são jovens entre 20 e 29 anos (88%), brancos(as) (64%), provenientes de escolas particulares (45%) e graduados(as) ou graduandos(as) do curso de Medicina da UFMG (61%). Em relação às repercussões gerais do cursinho na vida dos(as) jovens, os relatos demonstraram o impacto na formação humana em diferentes dimensões, constatando a potencialidade do projeto como prática educativa. Os(as) jovens também atribuíram diferentes sentidos e significados à experiência no cursinho, tal como percepções subjetivas e de autoconhecimento, compromisso social, aprendizados, realização pessoal e reciprocidade, um lugar de acolhimento e possibilidade de atuação direta. Dessa forma, a pesquisa permitiu investigar, de maneira qualitativa, o trabalho realizado por integrantes de um projeto de extensão da UFMG, exprimindo suas qualidades como prática educativa que oportuniza variadas experiências aos(às) jovens universitários(as).
Assunto: Educação
Juventude - Aspectos sociais
Extensão universitária
Movimentos sociais
Ação coletiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70355
Data do documento: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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