Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70390
Tipo: Dissertação
Título: Da criação ao bloqueio: um estudo sobre os processos criativos de adolescentes do ensino médio diante de obras de arte e imagens do cotidiano
Autor(es): Irineu Lopes Pinheiro de Almeida
primer Tutor: Tiago de Brito Cruvinel
primer miembro del tribunal : Camila Rodrigues Moreira Cruz
Segundo miembro del tribunal: Sandro Ouriques Cardoso
Tercer miembro del tribunal: Gabriela Córdova Christófaro
Resumen: A proposta da pesquisa de mestrado consiste em analisar os processos criativos de um grupo de estudantes adolescentes do 1º ano do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM - Avelino Camargos), localizado no município de Contagem, em Minas Gerais, com foco nos fatores que bloqueiam ou interferem na criatividade diante de obras de arte e imagens do cotidiano (placa de trânsito, chip de cartão, QR Code etc). Dentre esses fatores, destacam-se a resistência em pensar e refletir sobre a imagem, a falta de compreensão da imagem, a relutância em experimentar novos materiais, a desconfiança em relação ao processo criativo, o autoconceito negativo, o apego à reprodução e a estereótipos, resistência em criar com um maior engajamento da expressão criativa, a dificuldade de administrar e organizar o tempo, a limitação em pensar além da composição proposta como estímulo, entre outras. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram divididos em duas etapas: pesquisas bibliográficas (revisão da literatura sobre os fatores que bloqueiam o processo criativo com adolescentes no contexto escolar) e práticas artísticas individuais no ambiente escolar. Na segunda etapa da pesquisa, foram investigados os processos de criação individual de 32 estudantes a partir de obras de arte figurativas e abstratas, seguido pela criação a partir de imagens do cotidiano. Com base na pesquisa, almeja-se ampliar o debate sobre os processos criativos em sala de aula a partir de proposições de imagens do cotidiano para outras instituições educacionais e docentes de arte, de modo a contribuir com a discussão sobre os fatores que levam ao bloqueio criativo em sala de aula com adolescentes.
Abstract: The master's research proposal consists of analyzing the creative processes of a group of teenage students in the 1st year of high school at Colégio Tiradentes da Police Militar (CTPM - Avelino Camargos), located in the municipality of Contagem, in Minas Gerais, focusing on factors that block or interfere with creativity when faced with works of art and everyday images (traffic signs, card chips, QR Codes, etc.). Among these factors, resistance to thinking and reflecting on the image, lack of understanding of the image, reluctance to experiment with new materials, distrust in relation to the creative process, negative self-concept, attachment to reproduction and stereotypes stand out. resistance to creating with greater engagement in creative expression, the difficulty of managing and organizing time, the limitation in thinking beyond the composition proposed as a stimulus, among others. The methodological procedures used to develop the research were divided into two stages: bibliographical research (literature review on the factors that block the creative process with adolescents in the school context) and individual artistic practices in the school environment. In the second stage of the research, the individual creation processes of 32 students were investigated using figurative and abstract works of art, followed by creation using everyday images. Based on the research, the aim is to expand the debate on creative processes in the classroom based on propositions of everyday images for other educational institutions and art teachers, in order to contribute to the discussion on the factors that lead to blockage creative in the classroom with teenagers.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Criatividade
Criação (Literária, artística, etc.)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70390
Fecha del documento: 14-mar-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação de Mestrado (2024)- ProfArtes - UFMG - Irineu L. P. de Almeida.pdf36.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.