Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70390
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dc.contributor.advisor1Tiago de Brito Cruvinelpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1147264803853400pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.contributor.referee2Sandro Ouriques Cardosopt_BR
dc.contributor.referee3Gabriela Córdova Christófaropt_BR
dc.creatorIrineu Lopes Pinheiro de Almeidapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5966401804007363pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T11:32:43Z-
dc.date.available2024-07-12T11:32:43Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70390-
dc.description.abstractThe master's research proposal consists of analyzing the creative processes of a group of teenage students in the 1st year of high school at Colégio Tiradentes da Police Militar (CTPM - Avelino Camargos), located in the municipality of Contagem, in Minas Gerais, focusing on factors that block or interfere with creativity when faced with works of art and everyday images (traffic signs, card chips, QR Codes, etc.). Among these factors, resistance to thinking and reflecting on the image, lack of understanding of the image, reluctance to experiment with new materials, distrust in relation to the creative process, negative self-concept, attachment to reproduction and stereotypes stand out. resistance to creating with greater engagement in creative expression, the difficulty of managing and organizing time, the limitation in thinking beyond the composition proposed as a stimulus, among others. The methodological procedures used to develop the research were divided into two stages: bibliographical research (literature review on the factors that block the creative process with adolescents in the school context) and individual artistic practices in the school environment. In the second stage of the research, the individual creation processes of 32 students were investigated using figurative and abstract works of art, followed by creation using everyday images. Based on the research, the aim is to expand the debate on creative processes in the classroom based on propositions of everyday images for other educational institutions and art teachers, in order to contribute to the discussion on the factors that lead to blockage creative in the classroom with teenagers.pt_BR
dc.description.resumoA proposta da pesquisa de mestrado consiste em analisar os processos criativos de um grupo de estudantes adolescentes do 1º ano do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM - Avelino Camargos), localizado no município de Contagem, em Minas Gerais, com foco nos fatores que bloqueiam ou interferem na criatividade diante de obras de arte e imagens do cotidiano (placa de trânsito, chip de cartão, QR Code etc). Dentre esses fatores, destacam-se a resistência em pensar e refletir sobre a imagem, a falta de compreensão da imagem, a relutância em experimentar novos materiais, a desconfiança em relação ao processo criativo, o autoconceito negativo, o apego à reprodução e a estereótipos, resistência em criar com um maior engajamento da expressão criativa, a dificuldade de administrar e organizar o tempo, a limitação em pensar além da composição proposta como estímulo, entre outras. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram divididos em duas etapas: pesquisas bibliográficas (revisão da literatura sobre os fatores que bloqueiam o processo criativo com adolescentes no contexto escolar) e práticas artísticas individuais no ambiente escolar. Na segunda etapa da pesquisa, foram investigados os processos de criação individual de 32 estudantes a partir de obras de arte figurativas e abstratas, seguido pela criação a partir de imagens do cotidiano. Com base na pesquisa, almeja-se ampliar o debate sobre os processos criativos em sala de aula a partir de proposições de imagens do cotidiano para outras instituições educacionais e docentes de arte, de modo a contribuir com a discussão sobre os fatores que levam ao bloqueio criativo em sala de aula com adolescentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectBloqueio criativopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.titleDa criação ao bloqueio: um estudo sobre os processos criativos de adolescentes do ensino médio diante de obras de arte e imagens do cotidianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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Dissertação de Mestrado (2024)- ProfArtes - UFMG - Irineu L. P. de Almeida.pdf36.5 MBAdobe PDFView/Open


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