Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70391
Tipo: Dissertação
Título: Estudo dos símbolos sonoros no filme Roma, de Alfonso Cuarón
Autor(es): Eunice Aparecida de Faria
Primeiro Orientador: Leonardo Álvares Vidigal
Primeiro membro da banca : Ana Lúcia Menezes de Andrade
Segundo membro da banca: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda
Resumo: Esta pesquisa analisou o uso do som como estratégia simbólica no filme Roma (Roma, México, 2018), de Alfonso Cuarón, tendo como fundamento a Semiótica peirceana. O objetivo foi examinar as interações e relações simbólicas entre os sons e o silêncio na narrativa, com base em levantamentos bibliográficos sobre Semiótica, teorias cinematográficas e musicais. Informações adicionais foram obtidas através do roteiro e de entrevistas com a equipe responsável pela produção do filme para efeito de contextualização dos signos levantados. Foram abordados aspectos da vida e obra do diretor Alfonso Cuarón, seguidos por relatos de profissionais do departamento de som sobre as dificuldades e processos durante a produção do filme. Dois sistemas usados na produção de Roma foram mencionados: o Dolby Atmos, da empresa Dolby, e o RX, da empresa Izotope. Ao longo da dissertação, foram realizadas análises comparativas de Roma com outras obras de Cuarón. O estudo foi complementado com uma análise simbólica da trilha de áudio em Roma nos seus três componentes: diálogos, efeitos sonoros e músicas. Como resultado geral, foram reforçadas as possibilidades criativas e a importância das escolhas estilísticas e tecnológicas na produção de sentido por meio do som, considerando também a subjetividade do público, além de gerar discussões que ampliaram as possibilidades interpretativas do filme. Este estudo também corroborou a ideia de que o som no cinema possui uma capacidade comunicativa equiparável ao discurso visual, constituindo-se como uma construção de sentido sujeita à múltiplas interpretações.
Abstract: This research investigates how the film Roma (Roma, Mexico, 2018), directed by Alfonso Cuarón, uses sound as a symbolic strategy through the lens of Peircean semiotics. The study aims to explore the symbolic interactions and relationships between sounds and silence within the narrative, drawing on bibliographic research in semiotics, film, and music theories. The team gathered additional information from the screenplay and interviews with the film’s production team to contextualize the identified signs. The discussion covers aspects of director Alfonso Cuarón’s life and work, along with insights from sound department professionals regarding the challenges and processes they encountered during the film’s production. The production of Roma utilized two systems: Dolby Atmos by Dolby and RX by Izotope. The dissertation includes comparative analyses of Roma with Cuarón’s other works. It also features a symbolic analysis of Roma’s audio track, focusing on its dialogues, sound effects, and music. Overall, the study highlights the creative potential and significance of stylistic and technological choices in imparting meaning through sound, acknowledging the audience’s subjectivity and fostering discussions that broaden the film’s interpretive possibilities. Furthermore, the research endorses the notion that cinema’s sound has a communicative power on par with visual discourse, offering a meaning-making construct open to diverse interpretations.
Assunto: Cuarón, Alfonso
Roma (Filme : 2018)
Simbolismo do som
Cinema - Semiótica
Som - Registro e reprodução
Música de cinema
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70391
Data do documento: 26-Abr-2024
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