Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/70391
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leonardo Álvares Vidigal | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9435647910410137 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Lúcia Menezes de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luiz Alberto Bavaresco de Naveda | pt_BR |
dc.creator | Eunice Aparecida de Faria | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6738345913671885 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T11:37:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T11:37:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/70391 | - |
dc.description.abstract | This research investigates how the film Roma (Roma, Mexico, 2018), directed by Alfonso Cuarón, uses sound as a symbolic strategy through the lens of Peircean semiotics. The study aims to explore the symbolic interactions and relationships between sounds and silence within the narrative, drawing on bibliographic research in semiotics, film, and music theories. The team gathered additional information from the screenplay and interviews with the film’s production team to contextualize the identified signs. The discussion covers aspects of director Alfonso Cuarón’s life and work, along with insights from sound department professionals regarding the challenges and processes they encountered during the film’s production. The production of Roma utilized two systems: Dolby Atmos by Dolby and RX by Izotope. The dissertation includes comparative analyses of Roma with Cuarón’s other works. It also features a symbolic analysis of Roma’s audio track, focusing on its dialogues, sound effects, and music. Overall, the study highlights the creative potential and significance of stylistic and technological choices in imparting meaning through sound, acknowledging the audience’s subjectivity and fostering discussions that broaden the film’s interpretive possibilities. Furthermore, the research endorses the notion that cinema’s sound has a communicative power on par with visual discourse, offering a meaning-making construct open to diverse interpretations. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisou o uso do som como estratégia simbólica no filme Roma (Roma, México, 2018), de Alfonso Cuarón, tendo como fundamento a Semiótica peirceana. O objetivo foi examinar as interações e relações simbólicas entre os sons e o silêncio na narrativa, com base em levantamentos bibliográficos sobre Semiótica, teorias cinematográficas e musicais. Informações adicionais foram obtidas através do roteiro e de entrevistas com a equipe responsável pela produção do filme para efeito de contextualização dos signos levantados. Foram abordados aspectos da vida e obra do diretor Alfonso Cuarón, seguidos por relatos de profissionais do departamento de som sobre as dificuldades e processos durante a produção do filme. Dois sistemas usados na produção de Roma foram mencionados: o Dolby Atmos, da empresa Dolby, e o RX, da empresa Izotope. Ao longo da dissertação, foram realizadas análises comparativas de Roma com outras obras de Cuarón. O estudo foi complementado com uma análise simbólica da trilha de áudio em Roma nos seus três componentes: diálogos, efeitos sonoros e músicas. Como resultado geral, foram reforçadas as possibilidades criativas e a importância das escolhas estilísticas e tecnológicas na produção de sentido por meio do som, considerando também a subjetividade do público, além de gerar discussões que ampliaram as possibilidades interpretativas do filme. Este estudo também corroborou a ideia de que o som no cinema possui uma capacidade comunicativa equiparável ao discurso visual, constituindo-se como uma construção de sentido sujeita à múltiplas interpretações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Som | pt_BR |
dc.subject | Simbologia | pt_BR |
dc.subject | Alfonso Cuarón | pt_BR |
dc.subject.other | Cuarón, Alfonso | pt_BR |
dc.subject.other | Roma (Filme : 2018) | pt_BR |
dc.subject.other | Simbolismo do som | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema - Semiótica | pt_BR |
dc.subject.other | Som - Registro e reprodução | pt_BR |
dc.subject.other | Música de cinema | pt_BR |
dc.title | Estudo dos símbolos sonoros no filme Roma, de Alfonso Cuarón | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Eunice de Faria.pdf | Dissertação de mestrado de Eunice de Faria | 6.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License