Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70397
Tipo: Dissertação
Título: Neologia formal: uma abordagem pedagógica dos processos deformacionais de criação de palavras no português brasileiro
Autor(es): Nágila Sabrina dos Reis Santos
Primeiro Orientador: Aderlande Pereira Ferraz
Primeiro membro da banca : Maria Candida Trindade Costa de Seabra
Segundo membro da banca: Miriam Cristiany Garcia Rosa
Resumo: Esta investigação teve como objetivos analisar materiais didáticos, como livros didáticos e gramáticas escolares, a fim de observar a abordagem pedagógica da neologia, principalmente em relação aos neologismos formados por processos deformacionais. Partiu-se da hipótese de existência de uma lacuna no âmbito do ensino de língua portuguesa na Educação Básica quanto ao tratamento dessa área lexical. Além disso, buscou-se coletar neologismos formados por processos deformacionais em textos publicitários da mídia digital, a fim de observar a produtividade de tais processos na criação de novas palavras. Para formar o corpus de análise com textos publicitários, foram selecionadas três redes sociais – Instagram, Facebook e Twitter. Procurou-se observar como distintos anunciantes utilizam neologismos deformacionais como recursos persuasivos para influenciar os consumidores. Por fim, propostas pedagógicas que articulam o viés morfossintático e o semântico-pragmático foram elaboradas como forma de fomentar uma abordagem pedagógica dos processos deformacionais de criação lexical a partir da didatização do gênero publicitário para permitir análises e reflexões críticas por parte dos estudantes. Para o desenvolvimento desta pesquisa, tomou-se distintos trabalhos para embasar os conceitos aqui considerados e a metodologia, como Alves (1990), acerca dos conceitos de neologia e de neologismo, Ferraz (2006), sobre a questão social que envolve a área neológica e os critérios de verificação de neologismos, Ferraz (2020), para definir os processos deformacionais de constituição de palavras, Travaglia (2021), a respeito do papel da escola nodesenvolvimento da competência lexical do estudante e da produção de atividades pedagógicas, entre outros autores. Os processos metodológicos deste estudo são de caráter hipotéticodedutivo e qualitativo, desenvolvidos em cinco etapas: análise de materiais didáticos, coleta de neologismos na mídia digital, verificação dos neologismos por meio do critério lexicográfico, análise dos neologismos selecionados e elaboração de propostas didáticas. Com este estudo, pretendeu-se promover exercícios que favoreçam a abordagem de neologismos deformacionais nas aulas de língua portuguesa como modo de demonstrar as questões extralinguísticas que envolvem as inovações lexicais.
Abstract: This investigation aimed to analyze teaching materials, such as textbooks and school grammars, to observe the pedagogical approach of neology, mainly about neologisms formed by deformational processes. The hypothesis was that there was a gap in the teaching of the Portuguese language in Basic Education regarding the treatment of this lexical area. Furthermore, we sought to collect neologisms formed by deformational processes in advertising texts in digital media, to observe the productivity of such processes in the creation of new words. To form the corpus of analysis with advertising texts, three social networks were selected – Instagram, Facebook and Twitter. We sought to observe how different advertisers use deformational neologisms as persuasive resources to influence consumers. Finally, pedagogical proposals that articulate the morphosyntactic and the semantic-pragmatic bias were developed as a way of promoting a pedagogical approach to the deformational processes of lexical creation based on the didacticization of the advertising genre to allow analysis and critical reflections on the part of students. For the development of this research, different works were carried out to support the concepts considered here and the methodology, such as Alves (1990), about the concepts of neology and neologism, Ferraz (2006), about the social issue involving the neological area and the criteria for verifying neologisms, Ferraz (2020), to define the deformational processes of word constitution, Travaglia (2021), regarding the role of the school in the development of the student's lexical competence and the production of pedagogical activities, among others authors. The methodological processes of this study are hypothetical-deductive and qualitative in nature, developed in five stages: analysis of teaching materials, collection of neologisms in digital media, verification of neologisms using lexicographic criteria, analysis of selected neologisms and preparation of didactic proposals. With this study, the aim was to promote exercises that favor the approach of deformational neologisms in Portuguese language classes as a way of demonstrating the extralinguistic issues that involve lexical innovations.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Lexicologia
Língua portuguesa – Neologismos
Livros didáticos – Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70397
Data do documento: 15-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons