Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aderlande Pereira Ferrazpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8686710255738565pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Candida Trindade Costa de Seabrapt_BR
dc.contributor.referee2Miriam Cristiany Garcia Rosapt_BR
dc.creatorNágila Sabrina dos Reis Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6255100396490437pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T12:26:38Z-
dc.date.available2024-07-12T12:26:38Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70397-
dc.description.abstractThis investigation aimed to analyze teaching materials, such as textbooks and school grammars, to observe the pedagogical approach of neology, mainly about neologisms formed by deformational processes. The hypothesis was that there was a gap in the teaching of the Portuguese language in Basic Education regarding the treatment of this lexical area. Furthermore, we sought to collect neologisms formed by deformational processes in advertising texts in digital media, to observe the productivity of such processes in the creation of new words. To form the corpus of analysis with advertising texts, three social networks were selected – Instagram, Facebook and Twitter. We sought to observe how different advertisers use deformational neologisms as persuasive resources to influence consumers. Finally, pedagogical proposals that articulate the morphosyntactic and the semantic-pragmatic bias were developed as a way of promoting a pedagogical approach to the deformational processes of lexical creation based on the didacticization of the advertising genre to allow analysis and critical reflections on the part of students. For the development of this research, different works were carried out to support the concepts considered here and the methodology, such as Alves (1990), about the concepts of neology and neologism, Ferraz (2006), about the social issue involving the neological area and the criteria for verifying neologisms, Ferraz (2020), to define the deformational processes of word constitution, Travaglia (2021), regarding the role of the school in the development of the student's lexical competence and the production of pedagogical activities, among others authors. The methodological processes of this study are hypothetical-deductive and qualitative in nature, developed in five stages: analysis of teaching materials, collection of neologisms in digital media, verification of neologisms using lexicographic criteria, analysis of selected neologisms and preparation of didactic proposals. With this study, the aim was to promote exercises that favor the approach of deformational neologisms in Portuguese language classes as a way of demonstrating the extralinguistic issues that involve lexical innovations.pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação teve como objetivos analisar materiais didáticos, como livros didáticos e gramáticas escolares, a fim de observar a abordagem pedagógica da neologia, principalmente em relação aos neologismos formados por processos deformacionais. Partiu-se da hipótese de existência de uma lacuna no âmbito do ensino de língua portuguesa na Educação Básica quanto ao tratamento dessa área lexical. Além disso, buscou-se coletar neologismos formados por processos deformacionais em textos publicitários da mídia digital, a fim de observar a produtividade de tais processos na criação de novas palavras. Para formar o corpus de análise com textos publicitários, foram selecionadas três redes sociais – Instagram, Facebook e Twitter. Procurou-se observar como distintos anunciantes utilizam neologismos deformacionais como recursos persuasivos para influenciar os consumidores. Por fim, propostas pedagógicas que articulam o viés morfossintático e o semântico-pragmático foram elaboradas como forma de fomentar uma abordagem pedagógica dos processos deformacionais de criação lexical a partir da didatização do gênero publicitário para permitir análises e reflexões críticas por parte dos estudantes. Para o desenvolvimento desta pesquisa, tomou-se distintos trabalhos para embasar os conceitos aqui considerados e a metodologia, como Alves (1990), acerca dos conceitos de neologia e de neologismo, Ferraz (2006), sobre a questão social que envolve a área neológica e os critérios de verificação de neologismos, Ferraz (2020), para definir os processos deformacionais de constituição de palavras, Travaglia (2021), a respeito do papel da escola nodesenvolvimento da competência lexical do estudante e da produção de atividades pedagógicas, entre outros autores. Os processos metodológicos deste estudo são de caráter hipotéticodedutivo e qualitativo, desenvolvidos em cinco etapas: análise de materiais didáticos, coleta de neologismos na mídia digital, verificação dos neologismos por meio do critério lexicográfico, análise dos neologismos selecionados e elaboração de propostas didáticas. Com este estudo, pretendeu-se promover exercícios que favoreçam a abordagem de neologismos deformacionais nas aulas de língua portuguesa como modo de demonstrar as questões extralinguísticas que envolvem as inovações lexicais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectlexicologiapt_BR
dc.subjectprocessos deformacionais de criação lexicalpt_BR
dc.subjectabordagem pedagógicapt_BR
dc.subjectmídia digitalpt_BR
dc.subjecttexto publicitáriopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLexicologiapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Neologismospt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos – Avaliaçãopt_BR
dc.titleNeologia formal: uma abordagem pedagógica dos processos deformacionais de criação de palavras no português brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons