Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70399
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Entrelaçando palavras e vivências: uma análise de Via Ápia de Geovani Martins à Luz da Escrevivência de Conceição Evaristo
Autor(es): Ana Paula da Silva Menezes
primer Tutor: Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira
primer miembro del tribunal : Eulalio Marques Borges
Segundo miembro del tribunal: Eliene de Souza Paulino
Resumen: A literatura é um objeto de estudo muito rico e vivo. A literatura, o modo de escrever e as histórias que nessa escrita são contadas são frutos das mudanças sociais que ocorreram pouco a pouco dentro da sociedade. Assim, a literatura vai ganhando novas nuances, novas vozes, novos territórios e novas vivências para compartilhar e para ampliar olhares e vozes marginalizadas e silenciadas pela sociedade. Este estudo, ancorado nos Estudos Literários, parte de uma metodologia qualitativa amparada em pesquisa bibliográfica e descritiva para analisar a obra Via Ápia, do escritor Geovani Martins, a fim de explorá-la sob a ótica da escrevivência de Conceição Evaristo. A hipótese levantada neste estudo é de que escritas periféricas-marginais estão ancoradas na escrita de vivências e de experiências permeadas pela violência, por ausências e pela marginalização, contudo, são narrativas de esperança e de agenciamento que buscam confrontar as narrativas coloniais dominantes em um processo de autoafirmação e reconhecimento de identidades pós-coloniais. Neste sentido, objetivo geral é analisar a obra Via Ápia (2022) sob a perspectiva da Escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo uma vez que sua escrita é permeada constantemente por suas vivências e pela realidade que assola seu entorno e de seus companheiros de jornada. E como objetivos específicos se tem a) Situar a obra de Geovani Martins dentro da perspectiva da escrevivência, tendo em vista o fio condutor racializado e marginalizado do escritor e da narrativa. b) Ressaltar a relevância social do estudo e da apreciação de narrativas dissidentes e de sua importância para a história dos estudos literários. c) Investigar como o livro retrata o cotidiano dos moradores da comunidade marginalizada abordando as questões sociais, políticas e econômicas abordadas na obra, bem como a representação das identidades culturais e das experiências de vida dessas comunidades.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70399
Fecha del documento: 17-jun-2024
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