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http://hdl.handle.net/1843/70399
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9074024191812776 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eulalio Marques Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eliene de Souza Paulino | pt_BR |
dc.creator | Ana Paula da Silva Menezes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5122280432273203 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T12:36:16Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T12:36:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/70399 | - |
dc.description.resumo | A literatura é um objeto de estudo muito rico e vivo. A literatura, o modo de escrever e as histórias que nessa escrita são contadas são frutos das mudanças sociais que ocorreram pouco a pouco dentro da sociedade. Assim, a literatura vai ganhando novas nuances, novas vozes, novos territórios e novas vivências para compartilhar e para ampliar olhares e vozes marginalizadas e silenciadas pela sociedade. Este estudo, ancorado nos Estudos Literários, parte de uma metodologia qualitativa amparada em pesquisa bibliográfica e descritiva para analisar a obra Via Ápia, do escritor Geovani Martins, a fim de explorá-la sob a ótica da escrevivência de Conceição Evaristo. A hipótese levantada neste estudo é de que escritas periféricas-marginais estão ancoradas na escrita de vivências e de experiências permeadas pela violência, por ausências e pela marginalização, contudo, são narrativas de esperança e de agenciamento que buscam confrontar as narrativas coloniais dominantes em um processo de autoafirmação e reconhecimento de identidades pós-coloniais. Neste sentido, objetivo geral é analisar a obra Via Ápia (2022) sob a perspectiva da Escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo uma vez que sua escrita é permeada constantemente por suas vivências e pela realidade que assola seu entorno e de seus companheiros de jornada. E como objetivos específicos se tem a) Situar a obra de Geovani Martins dentro da perspectiva da escrevivência, tendo em vista o fio condutor racializado e marginalizado do escritor e da narrativa. b) Ressaltar a relevância social do estudo e da apreciação de narrativas dissidentes e de sua importância para a história dos estudos literários. c) Investigar como o livro retrata o cotidiano dos moradores da comunidade marginalizada abordando as questões sociais, políticas e econômicas abordadas na obra, bem como a representação das identidades culturais e das experiências de vida dessas comunidades. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escrevivência; | pt_BR |
dc.subject | Via Ápia; | pt_BR |
dc.subject | Literatura Marginal; | pt_BR |
dc.subject | Estudos Literário. | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Entrelaçando palavras e vivências: uma análise de Via Ápia de Geovani Martins à Luz da Escrevivência de Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1784-0247 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
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