Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70399
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dc.contributor.advisor1Luiza Santana Chaves Miconi Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074024191812776pt_BR
dc.contributor.referee1Eulalio Marques Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Eliene de Souza Paulinopt_BR
dc.creatorAna Paula da Silva Menezespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5122280432273203pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T12:36:16Z-
dc.date.available2024-07-12T12:36:16Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70399-
dc.description.resumoA literatura é um objeto de estudo muito rico e vivo. A literatura, o modo de escrever e as histórias que nessa escrita são contadas são frutos das mudanças sociais que ocorreram pouco a pouco dentro da sociedade. Assim, a literatura vai ganhando novas nuances, novas vozes, novos territórios e novas vivências para compartilhar e para ampliar olhares e vozes marginalizadas e silenciadas pela sociedade. Este estudo, ancorado nos Estudos Literários, parte de uma metodologia qualitativa amparada em pesquisa bibliográfica e descritiva para analisar a obra Via Ápia, do escritor Geovani Martins, a fim de explorá-la sob a ótica da escrevivência de Conceição Evaristo. A hipótese levantada neste estudo é de que escritas periféricas-marginais estão ancoradas na escrita de vivências e de experiências permeadas pela violência, por ausências e pela marginalização, contudo, são narrativas de esperança e de agenciamento que buscam confrontar as narrativas coloniais dominantes em um processo de autoafirmação e reconhecimento de identidades pós-coloniais. Neste sentido, objetivo geral é analisar a obra Via Ápia (2022) sob a perspectiva da Escrevivência, termo cunhado por Conceição Evaristo uma vez que sua escrita é permeada constantemente por suas vivências e pela realidade que assola seu entorno e de seus companheiros de jornada. E como objetivos específicos se tem a) Situar a obra de Geovani Martins dentro da perspectiva da escrevivência, tendo em vista o fio condutor racializado e marginalizado do escritor e da narrativa. b) Ressaltar a relevância social do estudo e da apreciação de narrativas dissidentes e de sua importância para a história dos estudos literários. c) Investigar como o livro retrata o cotidiano dos moradores da comunidade marginalizada abordando as questões sociais, políticas e econômicas abordadas na obra, bem como a representação das identidades culturais e das experiências de vida dessas comunidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrevivência;pt_BR
dc.subjectVia Ápia;pt_BR
dc.subjectLiteratura Marginal;pt_BR
dc.subjectEstudos Literário.pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEntrelaçando palavras e vivências: uma análise de Via Ápia de Geovani Martins à Luz da Escrevivência de Conceição Evaristopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1784-0247pt_BR
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