Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70404
Type: Monografia (especialização)
Title: Processos de leitura de imagens na educação infantil
Authors: Lilian Geralda de Oliveira
First Advisor: Ronaldo Auad Moreira
First Referee: Gabriela Clemente de Oliveira
Abstract: O presente artigo tem como objetivo verificar e fazer uma análise de referencial teórico sobre o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil, com foco específico na prática de leitura e apreciação de obras artísticas com crianças de dois a cinco anos de idade. O estudo aborda questões referentes à metodologia de ensino de Arte, enfatizando a necessidade de práticas artísticas serem algo significativo para os alunos. Para nortear o trabalho, além de buscar referências na história da Arte, fez-se necessário conhecer os documentos oficiais que orientam a prática do ensino de Arte para a Educação Infantil. Desta forma, este trabalho monográfico contribui para uma melhor prática de trabalho de sua autora, que no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, buscou estudos e aprimoramentos neste campo de conhecimento, a fim de atuar com o ensino de Artes Visuais de forma responsável e com qualidade.
Abstract: This article aims to verify and make a documentary analysis on the teaching of Visual Arts in Early Childhood Education, with a specific focus on the practice of reading and architecture of artistic works with children from two to five years old. The study addresses issues related to the methodology of teaching Art, emphasizing the need for artistic practices to be something meaningful for students. To guide the work, in addition to seeking references in the history of Art, it was necessary to know the official documents that guide the practice of teaching Art for early childhood education. In this way, this monographic work contributes to a better work practice by its author, who in the Specialization Course in Teaching Visual Arts and Contemporary Technologies, of the Graduate Program in Arts at the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais , sought studies and improvements in this field of knowledge, in order to work with the teaching of Visual Arts in a responsible and quality manner.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70404
Issue Date: 15-Jul-2023
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÚLTIMA CORREÇÃO 12 DE SETEMBRO Lilian Geralda de Oliveira (1) (1) (3).pdf622.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.