Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70473
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
Título(s) alternativo(s): The role of professor/trainer in consolidating the professional choice for teaching during initial training
El papel del profesorformador en la consolidación de la elección profesional para la docencia durante la formación inicial
Autor(es): Alvanize Valente Fernandes Ferenc
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte
Renata Veiga de Miranda
Resumo: Este artigo tem duplo propósito: analisar a razão da escolha pelo curso de licenciatura em dois momentos distintos e o papel que os professores formadores da licenciatura exercem na consolidação da escolha pela docência. Para o alcance desses objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Cinquenta e sete estudantes responderam a um questionário sobre suas características sociais e escolares e sobre os motivos da escolha profissional, e 8 deles participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciaram uma alteração na quantidade de estudantes que afirmavam não desejar ser professor: ao ingressar no curso, 28, e no momento da realização do questionário apenas 3 afirmaram não terem o magistério como perspectiva profissional, enquanto 21 ainda estavam indecisos a esse respeito. A pesquisa mostrou que 7 dos 8 entrevistados defenderam a importância do papel do professor universitário, de suas práticas pedagógicas e da relação com os alunos na consolidação da escolha pela docência no decorrer do curso de licenciatura. A conclusão é que as ações dos professores exercem forte influência na consolidação de uma escolha pelo magistério, mesmo quando a escolha inicial foi apenas uma estratégia de acesso ao ensino superior.
Abstract: This article aims to analyze the reasons underlying the choice of teaching qualification in two different moments, as well as the role of university professors in consolidating the choice for teaching. This study consists of an exploratory research conducted with undergraduate students in Biological Sciences from a public university. Data were collected by means of a questionnaire applied to 57 students, addressing their social and educational characteristics and the reasons for their professional choice, and by a semi-structured interview with eight of these students. The results indicate that 28 students stated not wanting to be a teacher at admission, decreasing to three at the time of the questionnaire application; 21 were still unsure about it. Seven of the eight interviewees defended the importance of the professor, their pedagogical practices, and the relationship with students in the consolidation of the choice during teaching qualification. Professors’ actions have a strong influence on students’ willfor teaching, even when the initial choice for the course was only a strategy for accessing higher education.
Assunto: Pedagogia
Professores -- Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699
URI: http://hdl.handle.net/1843/70473
Data do documento: 4-Abr-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15699
metadata.dc.relation.ispartof: Educação: Teoria e Prática
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.